Descrição de chapéu Eleições 2022

8 em 10 acham que Brasil terá novos casos de violência política, mostra pesquisa

Segundo levantamento do Instituto Locomotiva, 81% acreditam que candidatos deveriam se empenhar mais no combate ao problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A maioria dos eleitores brasileiros acredita que novos episódios de violência política deverão ocorrer. Segundo levantamento do Instituto Locomotiva, essa é a percepção de 83% dos entrevistados.

O receio é ainda maior entre as eleitoras: 89% das mulheres temem que novas situações de violência política aconteçam no país.

A pesquisa foi realizada após o assassinato do militante petista Marcelo Aloizio de Arruda pelo policial penal bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, em Foz do Iguaçu (PR).

Em 9 de julho, o agressor invadiu a festa de aniversário de Marcelo, que tinha temática inspirada no PT e no ex-presidente Lula, e atirou contra ele. Segundo testemunhas, Jorge gritou "aqui é Bolsonaro".

O guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda (à esquerda), baleado durante sua festa de aniversário em Foz do Iguaçu; e o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho (à direita), autor dos disparos - Arquivo pessoal e Reprodução

Dias antes do assassinato, um ato com apoiadores de Lula na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, foi alvo de um artefato explosivo. A bomba caseira foi lançada do lado de fora da área isolada em frente ao palanque, antes da chegada do presidenciável. Ninguém se feriu.

Segundo o levantamento do Instituto Locomotiva, 75% dos eleitores brasileiros ficaram sabendo sobre o assassinato do militante petista.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de julho. O instituto ouviu 1.303 pessoas com 16 anos ou mais por telefone. A margem de erro máxima estimada é de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.

As entrevistas ocorreram em todas as regiões do Brasil, levando em conta parâmetros do PNADC/IBGE para obter amostras representativas da constituição social da população.

Ainda segundo o estudo, 81% dos eleitores acreditam que os candidatos deveriam se empenhar mais no combate à violência política. A pesquisa também mostra que 45% dos eleitores já presenciaram algum tipo de episódio dessa natureza no último ano.

Para Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva, além dos casos que ganharam repercussão nacional, a pesquisa revela que a violência política já se faz presente de modo silencioso no cotidiano de grande parte dos eleitores.

"Esse contexto de agressividade política difusa faz com que 83% dos eleitores temam que as eleições atuais ainda terão mais episódios de violência política. Uma das consequências perversas é o afastamento dos brasileiros médios do debate político."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.