Consórcio de imprensa, que inclui a Folha, promoverá debate presidencial em pool

Também participam UOL, g1, O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor; debate com candidatos a presidente será em 14 de setembro

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São Paulo

O consórcio de veículos de imprensa, que inclui Folha, UOL, g1, O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor, promoverá em 14 de setembro, em pool, um debate entre candidatos à Presidência da República.

Esses veículos, juntos, são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas.

Segundo o consórcio, a iniciativa tem o "objetivo de assegurar que o eleitor brasileiro consiga ter conhecimento aprofundado sobre o que pensam e como se posicionam em relação aos temas centrais os candidatos favoritos a governar o país pelos próximos quatro anos".

TSE apresenta as novas urnas eletrônicas que devem ser usadas em 2022
TSE apresenta as novas urnas eletrônicas que devem ser usadas em 2022 - Abdias Pinheiro/TSE/Divulgação

Para a realização do debate, o consórcio irá convidar os quatro primeiros colocados numericamente na última pesquisa Datafolha ou Ipec da semana que antecede a realização do evento —não será levada em conta a margem de erro da pesquisa.

Em caso de empate numérico nas intenções de voto, o candidato cuja aliança tenha mais parlamentares no Congresso será convidado. Segundo o consórcio, o evento ocorrerá desde que ao menos três dos quatro primeiros colocados confirmem presença e compareçam no dia.

Os organizadores do debate destacam que, para permitir um diálogo aprofundado, que revele suas visões sobre o país e dê aos candidatos a oportunidade de responder a questões de interesse público, o modelo do evento permitirá tanto perguntas entre os candidatos quanto de jornalistas para candidatos.

Com duração aproximada de duas horas, ele será transmitido ao vivo exclusivamente nas plataformas digitais dos veículos do consórcio.

A partir desta sexta-feira (29), todas as campanhas de candidatos e pré-candidatos à Presidência serão procuradas pelo consórcio para que tenham conhecimento de mais informações sobre o evento.

O debate será realizado em São Paulo. Após este encontro com os representantes do consórcio, os candidatos terão prazo de uma semana para firmarem o compromisso de participação no debate.

A agência de checagem Lupa vai acompanhar o debate e verificar as declarações dos candidatos. O resultado será publicado na Folha. ​

Consórcio de imprensa foi premiado na Covid

A formação de um consórcio de veículos de imprensa ganhou destaque na pandemia. Em junho, o consórcio para divulgação de dados da Covid no Brasil completou dois anos.

A união inédita e histórica de Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e g1 ocorreu em um momento em que o governo Jair Bolsonaro (PL) tomava atitudes que reduziam a quantidade e qualidade dos dados disponíveis sobre a Covid no Brasil.

No início da pandemia, o governo federal divulgava em um portal as informações sobre casos e mortes relacionados à Covid. No entanto, em meio à evolução da doença no país, passou a atrasar a divulgação diária de dados.

Os veículos, então, uniram-se para buscar as informações da doença diretamente com os estados e com o Distrito Federal. Cada um deles ficou responsável por um grupo de entes federativos.

O grupo passou ainda a usar a coleta direta com os estados como uma ferramenta de transparência e regularidade na divulgação dos dados.

Sepultadores carregam caixão com vítima de Covid no cemitério Vila Formosa, na zona leste de São Paulo - Lalo de Almeida - 31.mar.21/Folhapress

Por exemplo, foi graças a esse acompanhamento constante que g1 e Folha verificaram e noticiaram um abismo entre os números de casos de Covid registrados pela capital paulista e os valores que o estado de São Paulo apontava para a cidade.

Com o avanço da pandemia, além dos dados de casos e mortes, o consórcio também trouxe algumas informações mais esperançosas: os números de vacinação contra a Covid —que teve um início consideravelmente lento no país, após, mais uma vez, entraves e falta de ação do governo federal.

A união inédita dos veículos brasileiros foi reconhecida.

No fim de 2021, pior ano da pandemia no Brasil, com índices de mortes elevadíssimos, o consórcio recebeu o título de mídia do ano, na modalidade mídia especializada do prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Também no fim de 2021, o consórcio, com o Projeto Comprova, recebeu o Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de liberdade de imprensa.

Em 2022, concorreu ao Sigma Awards, prêmio internacional de jornalismo de dados. A premiação internacional destacou a velocidade com que se formaram as equipes para a coleta diária de dados e o fato de que se trata de uma parceria inédita entre veículos de imprensa concorrentes.

Leia a íntegra da nota do consórcio sobre o debate

O consórcio de veículos de imprensa, que inclui Folha de S.Paulo, g1, O Estado de S.Paulo, O Globo, UOL e Valor, promoverá no dia 14 de setembro, em pool, um debate entre candidatos à Presidência da República. Juntos, os seis veículos são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas.

O debate tem o objetivo de assegurar que o eleitor brasileiro consiga ter conhecimento aprofundado sobre o que pensam e como se posicionam em relação aos temas centrais os candidatos favoritos a governar o país pelos próximos quatro anos.

O consórcio irá convidar para o debate os quatro primeiros colocados na última pesquisa Ipec ou Datafolha da semana que antecede a realização do evento. Em caso de empate nas intenções de voto (não será levada em conta a margem de erro), o candidato cuja aliança tenha mais parlamentares no Congresso será convidado. O evento ocorrerá desde que ao menos três dos quatro primeiros colocados confirmem presença e compareçam no dia.

Para permitir um diálogo aprofundado, que revele suas visões sobre o país e dê aos candidatos a oportunidade de responder a questões de interesse público, o modelo de debate permitirá tanto perguntas entre os candidatos quanto de jornalistas para candidatos. Com duração aproximada de duas horas, ele será transmitido ao vivo exclusivamente nas plataformas digitais dos veículos do consórcio.

A partir desta sexta-feira, todas as campanhas de candidatos e pré-candidatos à Presidência serão procuradas pelo consórcio para que tenham conhecimento dos detalhes do evento, que será realizado em São Paulo. Nos próximos dias, haverá uma reunião das campanhas com o consórcio. Em seguida, os candidatos terão uma semana para firmarem o compromisso de participar do debate.

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