Facebook reduz conteúdo político no Brasil a 3 meses da eleição

Mudança é aplicada após testes que ocorrem desde 2021 e deve diminuir acesso de usuários a notícias falsas no feed

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A três meses da eleição, o Facebook vai reduzir a frequência de conteúdos políticos no feed de notícias da rede social. A Meta, dona da plataforma, anunciou a mudança para o Brasil em comunicado nesta quinta-feira (7).

A alteração na distribuição de conteúdo passa por testes desde fevereiro de 2021 e é uma resposta ao retorno de usuários que queriam ver menos política na plataforma, de acordo com a empresa, que vem implementando a medida em todos os países.

Facebook, que pertence à Meta; medida vale inicialmente para o Brasil
Facebook, que pertence à Meta; medida vale inicialmente para o Brasil - Reuters

"A partir de hoje daremos menos ênfase a comentários e compartilhamentos para determinar a distribuição de conteúdo político no Facebook no país", diz a companhia, também dona de WhatsApp e Instagram.

O Brasil tem 142 milhões de usuários que acessam a rede todos os meses. A mudança poderá ser percebida de forma gradual ao longo das próximas semanas.

Esse movimento deve reduzir publicações problemáticas ao Facebook, como desinformação eleitoral e discurso de ódio. A Meta confirma que há correlação entre política e conteúdos que violam suas diretrizes. Ela afirma que observou "redução nas instâncias de discurso de ódio e desinformação" ao fazer os testes.

"Embora tenhamos times dedicados e políticas para esses temas, essa mudança no ranking também ajuda a lidar com esse tipo de conteúdo problemático que queremos reduzir no feed", diz.

Apesar de acordo de cooperação com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Meta diz não ter diretriz específica para o período eleitoral no Brasil. Desde janeiro, há uma regra para moderar o discurso de "autoridades durante agitações civis", em resposta à invasão do Capitólio nos Estados Unidos, inflada pelo ex-presidente Donald Trump.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.