Descrição de chapéu
Eleições 2022 Governo Bolsonaro

Fala mansa de Bolsonaro para tentar ludibriar estrangeiros expõe sua fragilidade eleitoral

Bobagens e mentiras ditas contam com ingenuidade internacional que só existe na cabeça do fanático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O mais novo espetáculo patrocinado no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (18) representa uma manifestação clara de que nem mesmo Jair Bolsonaro (PL) parece apostar que a PEC dos benefícios sociais —espécie de última cartada eleitoral em paralelo à escalada do discurso golpista— será suficiente para lhe dar condições de obter mais quatro anos de governo.

Diferente fosse, muito possivelmente o candidato à reeleição se prestaria a outras tarefas que não a de reunir algumas dezenas de embaixadores estrangeiros à sua frente para repetir, dessa vez em uma aparentemente ensaiada fala mansa, o amontoado de bobagens e mentiras que ele costuma dizer geralmente aos gritos.

Jair Bolsonaro durante discurso a embaixadores no Palácio da Alvorada - Reprodução

Ninguém que esteja com boas perspectivas de conseguir se manter no poder investe assim em tentar bagunçar o coreto.

Ao que tudo indica, Bolsonaro conduz um plano cujo objetivo é repetir em 2022 o 7 de Setembro pré-apocalíptico que ele e fanatizados promoveram no ano passado.

Para isso, conta com a cumplicidade interesseira que o centrão lhe proporciona desde 2020, o apoio de uma considerável massa fanatizada e a subserviência de alguns fardados na teatralidade de apontar consertos àquilo que ninguém jamais provou estar estragado.

No capítulo dessa segunda, buscou-se aparentemente angariar apoio internacional para uma virada de mesa que ele e aliados incrivelmente anunciam desde antes da posse, em 2019.

Para isso, parte-se do pressuposto de que a comunidade internacional é formada por um conjunto de líderes, analistas e diplomatas ingênuos o suficiente para cair no rosário de deturpações e memes de internet sobre fraudes nas urnas eletrônicas —mentira que só habita a cabeça de fanáticos, além do discurso de jornalistas militantes do bolsonarismo.

Se a via de uso da caneta presidencial para tentar decolar nas pesquisas não surtiu efeito por ora, resta a da pavimentação do golpe —que mesmo na hipótese de não ser tentado traz em si um lamentável dano institucional e democrático simplesmente por ser considerado.

O mesmo ambiente que permite brotar a pregação golpista, porém, é aquele que a tem reprimido.

Em instantes, quase que concomitantemente à fala de Bolsonaro, qualquer pessoa letrada —e certamente a comunidade internacional está incluída nessa categoria— consegue confirmar que, sim, é mentira que muitas pessoas que queriam votar no 17 (o número dele) em 2018 foram obrigadas a confirmar o 13 (o do petista Fernando Haddad).

O presidente Jair Bolsonaro participa de manifestação de raiz golpista na avenida Paulista no 7 de Setembro de 2021 - Danilo Verpa-7.set.21/Folhapress

O TSE já demonstrou várias vezes que o problema apontado nos intrigantes vídeos ocorreu por causa de um erro cometido pelos eleitores que gravaram as imagens, não por causa da urna. Eles usaram o número de Bolsonaro para votar para governador, num estado em que o partido de Bolsonaro não tinha candidato, antes de votar para presidente.

Qualquer um também que esteja momentaneamente carente de senso lógico por si só, consegue checar com um ou dois cliques que também é mentira que inquérito da Polícia Federal tenha mostrado que hackers têm o poder de "alterar nome de candidatos, tirar voto de um e mandar para o outro" durante as eleições.

E também que é mentira que observadores internacionais que acompanham as eleições não podem analisar a integridade do sistema, porque não há voto impresso.

E também que é mentira outras tantas bobagens já desmontadas e desmentidas pelo TSE, por especialistas, por reportagens ou pelo simples bom senso.

O que restou de saldo do espetáculo bolsonaristas desta segunda é nada mais do que mais um vexame internacional.

Assim como o plano para ganhar corações e mentes no estrangeiro, as outras estratégias pró-golpistas encontram aqui no Brasil amparo tão somente em franjas radicalizadas e desprovidas de um mínimo de lucidez ou caráter. Ou dos dois em determinados casos.

Só loucos se baseariam nesses alicerces mambembes para tentar uma ruptura institucional, ou em palavras mais diretas, um golpe de Estado. Mais loucos ainda acreditariam que, uma vez tentada, essa ruptura se manteria de pé.

Mesmo para quem indica não ver limites à sua frente, é preciso haver sustentação robusta, caso contrário o arroubo não passará de baderna. O que não tira a gravidade da situação, vide a invasão do Capitólio provocada pelo trumpismo.

O espetáculo de vergonha alheia a que se prestou Bolsonaro nesta segunda, porém, mostra que ele e muitos dos seus aliados parecem não se intimidar. O show do Bolsonaro fala mansa mostra que infelizmente ele segue —a despeito de qualquer lógica ou senso do ridículo— tentando fazer aqui o que o ídolo Donald Trump não conseguiu fazer lá.

Erramos: o texto foi alterado

O apoio do centrão a Bolsonaro ocorre desde 2020, não 2019, como afirmava versão anterior deste texto
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.