Descrição de chapéu jornalismo

Lupa: Lula acerta sobre universitários, mas erra sobre voto de Bolsonaro em PEC

Ex-presidente discursou em evento de campanha em Pernambuco e não participou de convenção do PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruno Nomura Carol Macário Maiquel Rosauro
Agência Lupa

O PT confirmou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em convenção realizada em São Paulo, nesta quinta-feira (21). O candidato, porém, está em Pernambuco e não participou do evento.

Seu primeiro discurso após a oficialização foi dado em Olinda, no Grande Recife, onde fez comparações entre as gestões petistas e a atual e reforçou seu apoio ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, Danilo Cabral.

A Lupa checou algumas das declarações do candidato. Lula foi contatado por meio de sua assessoria, mas não quis comentar. Confira as checagens:

O presidente Lula, em ato em Pernambuco
O presidente Lula, em ato em Pernambuco - Ricardo Stuckert/Divulgação

Conseguimos tirar o Brasil [do Mapa] da fome

Luis Inácio Lula da Silva

candidato a presidente da República pelo PT, durante ato público em Recife em 21 de julho de 2022

VERDADEIRO

Em 2014, o Brasil saiu do chamado Mapa Mundial da Fome, levantamento feito pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a situação global de carência alimentar. Isso aconteceu durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Na época, um relatório das Nações Unidas para a FAO (Alimentação e a Agricultura) mostrou que, de 2002 a 2013, caiu em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação.

Ao comparar a série histórica da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) — Pnad (Análise da Segurança Alimentar no Brasil e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), é possível notar que entre 2004 e 2013 a segurança alimentar aumentou no país, saindo de 64% e chegando a 77%. A partir de 2017 e 2018, o país voltou a recrudescer e, em 2020, caiu para 44%.

Conseguimos muitas vezes [ver] a notícia de que o crescimento do PIB do Nordeste era acima [do crescimento do PIB] da China

Luiz Inácio Lula da Silva

candidato a presidente da República pelo PT, durante ato público em Recife em 21 de julho de 2022

FALSO

Em nenhum ano entre 2003 e 2015, último ano completo do PT no poder, o PIB do Nordeste cresceu mais do que o PIB da China. A menor diferença foi de três pontos percentuais e aconteceu em 2004, quando o Nordeste cresceu 7,02% e a China, 10,11%.

Na era petista, o PIB do Nordeste cresceu 52,37%, segundo dados do Sistema de Contas Regionais, do IBGE. Isso representa um crescimento anual médio de cerca de 3,29%. Já a economia chinesa cresceu, no mesmo período, 237,77%, ou 9,82% ao ano, segundo dados do Banco Mundial. Veja os dados compilados aqui.

Naquele tempo, a indústria automobilística, 2010, estava vendendo 3,8 milhões carros por ano. Agora está vendo apenas 2 [milhões]

Luiz Inácio Lula da Silva

candidato a presidente da República pelo PT, durante ato público em Recife em 21 de julho de 2022

EXAGERADO

De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o Brasil teve 2,8 milhões de automóveis nacionais e importados licenciados em 2010. Em 2021, esse número foi de 1,5 milhão.

Já segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que representa as concessionárias, os números são semelhantes. Em 2010 foram 2,6 milhões de automóveis emplacados, contra 1,5 milhão em 2021.

Esses dados não incluem carros usados. Em 2010, 7,4 milhões de veículos desse tipo foram vendidos, contra 9,5 milhões em 2021.

Nós não começamos [o Mais Médicos] pedindo médico de Cuba, nós começamos fazendo licitação aqui dentro do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva

candidato a presidente da República pelo PT, durante ato público em Recife em 21 de julho de 2022

VERDADEIRO, MAS

O primeiro edital para contratação de profissionais do programa Mais Médicos foi publicado em 9 de julho de 2013. Já a contratação dos médicos cubanos, autorizada via convênio com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), ocorreu no mês de agosto. Portanto, a primeira licitação foi feita internamente.

Contudo, o chamamento foi feito tanto para médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil como também formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior.

Ou seja, a primeira licitação não foi exclusiva para brasileiros ou residentes do Brasil.

Quando lançado em 2013 (medida provisória 621/2013), o programa Mais Médicos tinha o objetivo de ampliar a atenção básica de saúde por meio, entre outros, da contratação de profissionais estrangeiros e do estímulo aos brasileiros dos grandes centros para irem para cidades do interior.

Na época, o principal argumento para a implementação do projeto era a quantidade insuficiente de médicos e sua desigual distribuição pelo Brasil. Embora a preferência para a chamada fosse para profissionais com registro no país, isso nunca foi uma exclusividade.

Em agosto daquele ano, um mês depois do lançamento oficial, o Brasil assinou um termo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde para atrair médicos de outros países.

Em 2015, um relatório do Ministério da Saúde sobre os dois primeiros anos do Mais Médicos mostrou que, num primeiro momento, profissionais estrangeiros de cerca de 40 países, especialmente Cuba, ocuparam quase 85% das vagas demandadas pelos municípios. A partir de 2015, as novas vagas foram 100% preenchidas por médicos brasileiros.

[Durante seu mandato] Todo ano, todas as categorias organizadas receberam aumento acima da inflação

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente discursou em evento de campanha em Pernambuco e não participou de convenção do PT

EXAGERADO

Embora a maioria das categorias tenham recebido aumentos superiores à inflação de 2004 a 2010, estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que, em todos os anos, algumas receberam reajustes inferiores ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em 2004, 2005 e 2008, mais de 10% das categorias tiveram salários defasados.

2003, primeiro ano de Lula no poder, foi bastante diferente: 58% das categorias receberam reajustes inferiores à inflação, o pior número entre 1997 e 2015.

O único [deputado] que votou contra [a PEC das Domésticas] foi o Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente discursou em evento de campanha em Pernambuco e não participou de convenção do PT

FALSO

Embora o próprio Bolsonaro já tenha afirmado que foi o único deputado a votar contra a PEC das Domésticas (EC 72/2013), isso não é verdade. Outros três deputados também votaram contra a proposta. No primeiro turno, realizado em 21 de novembro de 2011, dois deputados federais foram contra a proposta: Zé Vieira (PR-MA) e Roberto Balestra (PP-GO). Bolsonaro não estava presente. 359 deputados votaram a favor.

Em 4 de dezembro de 2012, a proposta foi votada em segundo turno. Nesta ocasião, Bolsonaro votou contra. Contudo, não foi o único: Vanderlei Siraque (PT-SP) também foi contrário, embora tenha votado a favor no primeiro turno.

Vieira, por outro lado, foi favorável, apesar do voto contrário na primeira votação. Balestra não estava presente. 347 deputados votaram a favor. No Senado, a proposta foi aprovada por unanimidade nos dois turnos —com a abstenção do senador João Costa (PPL-TO).

Quando nós chegamos no governo, [o Brasil] tinha 3,5 milhões de estudantes universitários. Quando nós saímos tinha 8,5 milhões

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente discursou em evento de campanha em Pernambuco e não participou de convenção do PT

VERDADEIRO

De acordo com dados do Censo de Educação Superior, produzido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2002 havia 3,4 milhões de matrículas no ensino superior brasileiro. Em 2015, último ano completo do PT no poder, eram 8 milhões, número ligeiramente inferior ao citado por Lula.

Editado por Chico Marés

Erramos: o texto foi alterado

A etiqueta da frase de Lula sobre o programa Mais Médicos é "verdadeiro, mas", não "falso" como publicado em versão anterior deste texto. Embora a licitação em questão autorizasse a contratação de estrangeiros, ela foi realizada internamente e não citava a contratação específica de médicos cubanos. O termo de cooperação que trouxe os cubanos para o Brasil foi assinado somente no mês seguinte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.