Popularidade digital: Tarcísio supera Haddad entre pré-candidatos em SP; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) supera o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB) em termos de desempenho nas redes sociais e mostra que pode crescer na campanha pelo Governo de São Paulo.

O pré-candidato sustentou o maior Índice de Popularidade Digital (IPD) durante quase todo o tempo nos últimos três meses, mesmo tendo aparecido atrás do petista e empatado com o tucano na última pesquisa Datafolha.

Criado pela consultoria Quaest, o IPD é publicado mensalmente pela Folha.

Ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao lado de Bolsonaro em evento em Pariquera-Açu (SP) - Amanda Perobelli - 12.mai.22/Reuters

O IPD vai de 0 a 100 e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos pré-candidatos em São Paulo de 24 de abril a 21 de julho. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.