Popularidade digital: Zema supera Kalil entre pré-candidatos em MG; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), abriu vantagem no último mês sobre o principal rival, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), no Índice de Popularidade Digital (IPD) criado pela consultoria Quaest e publicado mensalmente pela Folha.

Ele aparece com 79,7 no ranking nesta quinta (21), índice bastante superior aos 45,8 do adversário. A liderança segue a tendência das intenções de voto: Zema comanda com folga a corrida estadual, segundo a última pesquisa Datafolha, do fim de junho (48% contra 21%). ​

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil - Alexandre Rezende/Folhapress e Amira Hissa/Divulgação

O IPD vai de 0 a 100 e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos pré-candidatos em Minas Gerais de 24 de abril a 21 de julho. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.