Descrição de chapéu Eleições 2022

Vídeo mostra momento em que bolsonarista invade festa e atira contra militante petista

Crime ocorreu durante festa de aniversário no Paraná; autor dos disparos criticou Lula e PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma câmera de segurança registrou o momento em que um policial penal bolsonarista invadiu um aniversário e atirou contra o guarda civil e militante petista Marcelo de Arruda, que comemorava seus 50 anos em festa temática a favor do PT.

O crime aconteceu na noite de sábado (9), em Foz do Iguaçu (PR). Marcelo, que também estava armado, reagiu e feriu Jorge José da Rocha Guaranho. O petista não resistiu aos ferimentos e morreu.

O militante petista Marcelo Arruda, guarda municipal em Foz do Iguaçu, foi assassinado
O militante petista Marcelo de Arruda - Reprodução Twitter Gleisi Hoffmann

Segundo o boletim de ocorrência da polícia, a confusão começou quando Jorge passou diante do local onde ocorria a festa e gritou "aqui é Bolsonaro". Houve discussão, e o policial penal [trabalha em unidades prisionais] disse que retornaria.

De acordo com testemunhas, Marcelo então foi ao seu carro e pegou sua arma. Depois, Jorge retornou e houve troca de tiros.​

O "Parabéns" tinha sido cantado, e a maioria dos convidados já havia ido embora quando o bolsonarista passou diante do salão de festas. Como Marcelo tinha muitos conhecidos de direita, amigos chegaram a pensar que a gritaria era brincadeira de algum colega do aniversariante.

"Um de nós até foi na cozinha e falou: Marcelo, vai lá recepcionar que chegou mais um amigo seu bolsonarista", conta o amigo e empresário de turismo André Alliana, 49.

Só perceberam que não era piada quando o homem fez o retorno na rua sem saída e, com uma mulher e um bebê no banco de trás, repetiu ameaças.

"O cara tirou a arma para fora do carro e falou: 'Olha aqui para vocês, vocês merecem morrer, seus desgraçados", diz André, ao lembrar da ameaça.

Cerca de 20 minutos depois, o policial penal voltou com a arma em punho.

"Todo mundo procurou lugar para se refugiar. O Marcelo sacou a arma e falou 'para, polícia', mas ele [Guaranho] começou a atirar. Errou uns dois tiros e acertou um na perna. Depois, chegou em cima e deu um tiro no Marcelo, que se virou e descarregou no cara, a um metro e meio de distância", detalha André.

Marcelo não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele foi candidato a vice-prefeito em Foz do Iguaçu nas eleições de 2020. Estava no PT havia mais de dez anos, já tendo concorrido a vereador e a vice-prefeito pelo partido nas últimas eleições municipais.

Jorge , inicialmente dado como morto pela polícia, continua internado.

O crime ocorre em meio a episódios de violência e tensão que se acumulam na pré-campanha eleitoral no Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.