Bolsonaro cede, e Globo confirma entrevista do presidente ao Jornal Nacional

Presidente queria ser entrevistado no Palácio da Alvorada, mas recua e aceita ir ao estúdio da emissora, no Rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A TV Globo confirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) será entrevistado pelo Jornal Nacional no próximo dia 22 no estúdio da emissora, no Rio de Janeiro.

O chefe do Executivo havia exigido que a entrevista fosse realizada no Palácio da Alvorada, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou a afirmar nas redes sociais que a participação do mandatário estava confirmada e que ela aconteceria na residência oficial do presidente.

Em seguida, no entanto, a Globo negou que teria aceitado a exigência. Na manhã desta sexta-feira (5), a emissora publicou uma reportagem em seu site para afirmar que Bolsonaro aceitou comparecer ao estúdio do Jornal Nacional para a entrevista.

O presidente Jair Bolsonaro (PL)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) - Evaristo Sá-4.ago.22/AFP

O argumento para que o presidente fosse entrevistado no Palácio da Alvorada era o de que os ex-presidentes Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) tiveram a mesma deferência quando disputaram a reeleição.

A Globo, porém, alegou que logo depois das eleições de 2014 definiu que todas as entrevistas em anos eleitorais seriam feitas em seus estúdios.

"A medida buscou demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições", afirmou a emissora, acrescentando que o calendário de todas as entrevistas foi informado aos partidos em abril deste ano.

Montagem com imagens da sabatina de Lula ao JN em 2006, no Palácio da Alvorada
Montagem com imagens da sabatina de Lula ao JN em 2006, no Palácio da Alvorada - Reprodução/Marcos Alex no YouTube

Inicialmente, a Globo informou que a assessoria de Bolsonaro disse que teria disposição em providenciar a participação do candidato no programa, desde que fosse gravada no palácio.

Agora, no entanto, a assessoria do mandatário teria esclarecido que não se tratava de uma exigência.

"Na manhã de sexta, a assessoria explicou que o email tinha apenas o objetivo de manifestar uma preferência, mas que o candidato não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Sendo assim, a Globo confirma a entrevista de Jair Bolsonaro no próximo dia 22 no Rio de Janeiro", escreveu.

Presidenciáveis no JN

  • 22/8 (segunda) - Jair Bolsonaro
  • 24/8 (quarta) - Ciro Gomes
  • 25/8 (quinta) - Luiz Inácio Lula da Silva
  • 26/8 (sexta) - Simone Tebet

Na noite desta sexta (5), Bolsonaro participou em São Paulo de evento da Igreja Mundial do Poder de Deus, reforçando sua ofensiva eleitoral para fidelização do segmento evangélico.

Ao discursar, repetiu pregações anteriores em defesa de "liberdade" e, sem citar diretamente o ex-presidente Lula, fez apelo aos fiéis para que "saibam escolher" para não se arrependerem.

"Somos escravos das nossas decisões", afirmou. "Que nosso povo não experimente as dores do comunismo", disse, citando países da América do Sul com governos de esquerda e dizendo ser contra "liberação das drogas", "ideologia de gênero" e "descriminalização do aborto".

Bolsonaro ainda disse que "estamos superando a crise econômica" e citou a redução do preço dos combustíveis.

Colaborou Tayguara Ribeiro, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.