Evento sobre papel dos intelectuais em crises e desafios à democracia é cancelado

Evento aconteceria nesta quinta-feira (18), às 15h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada pela USP em parceria com a Folha, cancelou a conferência "Intelectuais em tempos de crise: a batalha das ideias, a democracia e o pluralismo", que aconteceria nesta quinta-feira (18), às 15h.

O evento teria a participação do escritor e jornalista Dênis de Moraes para debater o papel dos intelectuais no mundo atual atravessado por crises, incertezas e desafios à democracia. Por motivo de força maior, ele não poderá participar.

A conferência teria como ponto de partida a análise sobre a reconfiguração do campo intelectual e as condições para os debates em um contexto histórico e social complexo.

Imagem aérea mostra milhares de pessoas aglomeradas em pátio interno e em frente à Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, região central de São Paulo. Imagem mostra telhados da instituição e uma bandeira do Brasil estendida no chão em meio à multidão
Público acompanha leitura dos manifestos pela democracia no Pátio das Arcadas e na parte externa da Faculdade de Direito da US - Eduardo Knapp - 11.ago.22/Folhapress

Seriam examinados dilemas e perspectivas sobre a produção do conhecimento crítico em tempos de ameaças e ataques à liberdade de expressão e ao pluralismo.

Em tal contexto, as formas tradicionais de participação no debate público vêm mudando, sobretudo com a ocupação dos espaços de opinião nos principais meios de difusão pelos chamados "intelectuais midiáticos".

O escritor Dênis de Moraes é autor e organizador de diversos livros publicados no Brasil e no exterior, entre os quais "Sartre e a imprensa" (2022), "Crítica da mídia e hegemonia cultural" (2016), "Mídia, poder e contrapoder" (com Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, 2013), "O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos" (2012) e "Combates e utopias: os intelectuais num mundo em crise" (2004). Fez doutorado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) e no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Argentina).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.