Datafolha: Bolsonaro empata entre brancos, e Lula amplia vantagem entre pretos

Veja evolução das intenções de voto nos dois candidatos por cor da pele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) empatou tecnicamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores que se declaram brancos, aponta pesquisa Datafolha realizada de terça (16) a quinta (18).

No último mês, o atual mandatário saltou de 33% para 38% nas intenções de voto dessa fatia, enquanto o petista oscilou negativamente, de 41% para 40%. A diferença entre eles passou, portanto, de 8 para apenas 2 pontos percentuais, o que é considerado empate dentro da margem de erro da pesquisa.

Bandeiras de Bolsonaro e Lula à venda em São Paulo
Bandeiras de Bolsonaro e Lula à venda em São Paulo - Rahel Patrasso - 29.jul.22/Xinhua

Por outro lado, Lula ampliou novamente a dianteira entre as pessoas que se declaram pretas, e a diferença passou de 38 para 41 pontos —agora, tem 60%, e o rival, 19%. Entre pardos, ambos subiram, e a vantagem do petista segue igual.

Abaixo, é possível ver a evolução dos dois desde maio. No Brasil, 43% do eleitorado se declara pardo, 32%, branco, e 17%, preto, também segundo o Datafolha. Amarelos e indígenas não foram considerados porque as bases de dados são muito pequenas.

A última pesquisa foi feita com 5.744 eleitores acima dos 16 anos em 281 cidades. Ela foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09404/2022.

Nesta análise foi considerada a pergunta estimulada, ou seja, em que os candidatos são nominalmente apresentados ao entrevistado. A margem de erro total do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Na segmentação por cor da pele declarada, ela só muda entre pretos, para três pontos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.