Datafolha: Zema lidera em Minas com 47%, seguido por Kalil, com 23%

Governador tem dianteira maior no interior do estado e vantagem em simulação de segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lidera a disputa eleitoral no estado com 47% das intenções de voto, ante 23% de Alexandre Kalil (PSD), segundo pesquisa Datafolha. O terceiro colocado é Carlos Viana (PL), com 5%, seguido de Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB), ambas com 2%.

A pesquisa foi realizada com 1.216 entrevistados de terça (16) a quinta-feira (18), em 60 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marcaram 1% Marcus Pestana (PSDB), Cabo Paulo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Lorene Figueiredo (PSOL). Indira Xavier (UP) não pontuou. Os indecisos somam 9%, e os votos brancos e nulos, outros 9%.

O governador Romeu Zema, à esq., e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil
O governador Romeu Zema, à esq., e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil - Alexandre Rezende/Folhapress e Amira Hissa/Divulgacao

O levantamento, contratado por Folha e TV Globo, foi registrado no TSE sob o número MG-06603/2022.

Trata-se da primeira pesquisa do instituto após a oficialização das candidaturas, cujo prazo de registro na Justiça Eleitoral se encerrou na segunda-feira (15).

No levantamento, o Datafolha também questionou os entrevistados sobre a avaliação do governo Zema. Disseram que a gestão é ótima ou boa 47%, ante 15% que a consideram ruim ou péssima. Para outros 33%, o trabalho do governador é regular.

O instituto também pesquisou as intenções de voto em eventual segundo turno com os dois candidatos mais bem posicionados. Zema aparece à frente, com 56% dos votos, ante 33% de Kalil. Brancos e nulos somam 7% nesse cenário, e indecisos, 3%.

Líder, Zema se aproximou do bolsonarismo ainda na campanha de 2018 e evitou bater de frente com o presidente da República ao longo do mandato. O candidato à reeleição, por exemplo, deixou de assinar cartas divulgadas por governadores com críticas a Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus.

Na pré-campanha, porém, não buscou uma aliança formal com ele sob o argumento de que seu partido tem candidato próprio no plano nacional. O PL decidiu, então, lançar para o governo mineiro o senador Viana. Em evento em Juiz de Fora, na terça-feira (16), no entanto, Bolsonaro escondeu o correligionário.

O oposicionista Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte, é apoiado pelo PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele renunciou à prefeitura em março para disputar o governo estadual. A pesquisa Datafolha mostra diferenças expressivas entre o eleitorado do interior e da região metropolitana da capital mineira.

No levantamento sobre o primeiro turno, Kalil vai a 42% se levada em conta apenas a região metropolitana. Zema, que tem 37% na capital e cidades próximas, vai a 51% no interior, onde o rival está com apenas 15%.

O ex-prefeito permanece numericamente como o candidato mais rejeitado, com 27% dos eleitores dizendo que não votarão nele de jeito nenhum. A taxa de rejeição de Zema é de 21%.

SENADO

A mesma pesquisa Datafolha também aferiu as intenções de voto para o Senado em Minas. Lidera a disputa Cleitinho Azevedo (PSC), com 12% das intenções de voto.

Em seguida, estão com 5% Alexandre Silveira (PSD), Bruno Miranda (PDT), Sara Azevedo (PSOL) e Pastor Altamiro Alves (PTB).

Com 3%, aparecem Marcelo Álvaro Antonio, que acabou se registrando candidato a deputado federal pelo PL, Marcelo Aro (PP) e Irani Gomes (PRTB). Gilson Reis (PC do B) tem 2%, e Naomi Coura (PCO) e Dirlene Marques (PSTU), 1% cada uma. Não sabem 27%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.