Entidades da imprensa publicam mensagem a favor da democracia

Texto reitera compromisso com decisões das urnas nas eleições e no combate à desinformação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entidades representativas da imprensa divulgaram manifesto em defesa da democracia, da lisura do processo eleitoral brasileiro e da liberdade de imprensa.

"Não existe democracia sem liberdade de imprensa. E não existe liberdade de imprensa sem democracia, que tem como pressuposto um Estado de Direito alicerçado no respeito aos resultados eleitorais", informa trecho da mensagem.

Criança com edição da Folha
Criança com edição da Folha - Karime Xavier/Folhapress

O manifesto é assinado por Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) e ANJ (Associação Nacional de Jornais) e será publicado na íntegra pelos associados das entidades, incluindo a Folha.

O texto reitera o compromisso com as decisões soberanas das urnas nas eleições. Também reforça a importância da atividade ampla e independente da imprensa livre no combate à desinformação que "tanto mal causa à democracia".

A iniciativa se soma a outros movimentos recentes. Uma carta em defesa da democracia aberta ao público na semana passada e que será lida no dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP já acumulava, até esta segunda (1), mais de 640 mil assinaturas.

Manifesto a favor da democracia é assinado por Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) e ANJ (Associação Nacional de Jornais)
Manifesto a favor da democracia é assinado por Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) e ANJ (Associação Nacional de Jornais) - Reprodução

O documento, que teve a adesão de banqueiros, empresários, juristas, atores e diversas personalidades, faz parte de uma iniciativa suprapartidária e critica, sem mencionar o nome do presidente, os ataques contra o processo eleitoral perpetrados por Jair Bolsonaro (PL).

O presidente já fez vários discursos em tom de ameaça ao STF (Supremo Tribunal Federal), como no feriado de 7 de Setembro de 2021, além de ataques ao sistema eleitoral brasileiro. No último dia 18, Bolsonaro voltou a repetir mentiras sobre as urnas durante apresentação a dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada.

Outro manifesto a favor da democracia é articulado por entidades empresariais, sendo a principal delas a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e também deve ser endossado por outras organizações da sociedade civil. Este segundo documento deverá ser publicado também no dia 11 de agosto.

A Fiesp confirmou que a diretoria deu aval para a participação no movimento pró-democracia e que o tema foi encaminhado pelo presidente da federação, Josué Gomes da Silva.

Bolsonaro reagiu aos manifestos e criticou os signatários. Sobre o documento que será lido na Faculdade de Direito da USP, o presidente afirmou que não precisa de "cartinha" para dizer que defende a democracia. Em relação ao texto articulado pelas entidades empresariais, disse que se trata de uma nota política feita em ano eleitoral e que o texto é claramente contra ele.

Mesmo diante de teorias conspiratórias repetidas por Bolsonaro para colocar em dúvida o processo eleitoral, a confiança do brasileiro no sistema de votação pelas urnas eletrônicas avançou, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no sábado (30).

O levantamento mostrou que 47% dizem confiar muito na urna eletrônica, enquanto 32% afirmam confiar um pouco —o que gera um índice de credibilidade de 79% para o sistema. Em maio, o número era de 73%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.