Descrição de chapéu Eleições 2022

Exército cancela desfile do 7 de Setembro no Rio e estará só em ato com Bolsonaro, diz Paes

Prefeito afirma que não haverá desfile militar, mas movimentação em 'pequeno trecho' da orla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou nesta quarta-feira (17) que foi comunicado pelo Comando Militar do Leste sobre a participação do Exército no ato marcado para o dia 7 de setembro em Copacabana, na zona sul da cidade, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o prefeito, não se trata de um desfile militar tradicional, mas um ato "em um pequeno trecho da avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana". Paes afirmou que o tradicional evento no centro da cidade não ocorrerá.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) na abertura de sua campanha para a reeleição, em Juiz de Fora (MG)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) na abertura de sua campanha para a reeleição, em Juiz de Fora (MG) - Ricardo Moraes - 15.ago.22/Reuters

Ele também afirmou que estão previstas "apresentações da Marinha e da Aeronáutica no mar e no espaço aéreo, sem qualquer tipo de interferência nas pistas". "Ao longo dos próximos dias teremos reuniões com as Forças Armadas para a organização de detalhes. Repito: a parada militar não será na Presidente Vargas nem em Copacabana. Essa é a solicitação que recebi do Exército Brasileiro", escreveu o prefeito.

O anúncio atende aos desejos de Bolsonaro, que enfrentava resistência do Alto Comando do Exército. Além da força terrestre, o presidente já havia determinado a participação da Marinha e da FAB (Força Aérea Brasileira) no ato na orla carioca.

Bolsonaro pretende encontrar manifestantes favoráveis em Copacabana na tarde do Dia da Independência, em mais uma tentativa de projetar apoio popular.

Inicialmente, ele queria que um desfile militar ocorresse na avenida Atlântica, mas a ideia perdeu força após objeções da cúpula da Defesa, do Exército e da Prefeitura do Rio.

Tradicionalmente, o desfile do 7 de Setembro no Rio ocorre na avenida Presidente Vargas, na região central. Sem o desfile militar, Bolsonaro comunicou ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, que quer aparatos da Aeronáutica e da Marinha em Copacabana. A ideia é que navios de guerra estejam visíveis da orla durante as manifestações e que aviões da FAB façam demonstrações aéreas no local.

Segundo a coluna Mônica Bergamo, da Folha, ministros com maior trânsito na área política afirmam que há a possibilidade de o presidente reduzir o peso político do ato no Rio, mudando seu caráter de confronto e evitando ataques ao Judiciário. As manifestações ganhariam um tom mais festivo e de apoio eleitoral.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.