Descrição de chapéu Rio de Janeiro Eleições 2022

Freixo marca comício com Lula na Baixada Fluminense após crítica de Castro

Candidato do PSB ao Governo do Rio de Janeiro diz que agenda 'é uma reação, mas não só'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O deputado Marcelo Freixo (PSB), candidato ao Governo do Rio de Janeiro, marcou nesta segunda-feira (8) um comício com o ex-presidente Lula (PT) na Baixada Fluminense, área mais pobre da região metropolitana, após ser alvo de críticas do governador Cláudio Castro (PL) por sua atuação na região.

O comício já estava previsto para ocorrer na campanha, mas Freixo reconheceu ser uma reação ao ataque de Castro. A agenda deve ocorrer em Nova Iguaçu.

O deputado Marcelo Freixo (PSB), candidato ao Governo do Rio de Janeiro, ao lado do ex-presidente Lula (PT) em comício na Cinelândia - Mauro Pimentel - 7.jul.22/AFP

"Esse comício do Lula é uma reação da gente, mas não só. Tenho muita dúvida se a Baixada vai representar o que eles estão achando. Tem um sentimento de mudança pelo que aconteceu na vida das pessoas. Não sei se vai ser um sentimento de acordo com o que está aí", disse Freixo.

Durante debate no domingo (7) promovido pela TV Bandeirantes, Castro afirmou que Freixo não deu atenção à Baixada durante seu mandato. O objetivo foi colar no adversário a imagem elitista e de distanciamento de cidades de fora da capital.

"Para ele, a Baixada não é importante, porque ele nunca se preocupou com a Baixada. Talvez ele não saiba nem onde fica a Baixada", afirmou Castro.

Freixo negou ter ignorado a região durante seu mandato como deputado federal. "Temos R$ 4 milhões de emendas para a Baixada. Minha agenda no último ano tem sido essencialmente na Baixada", afirmou.

O candidato do PSB recebeu ligação de Lula para tratar do tema quando divulgava o seu plano de governo.

Um comício na Baixada era um desejo antigo do petista. O ex-presidente considerava, inclusive, ser o local mais adequado para o primeiro palanque após a oficialização de sua candidatura. O evento, porém, acabou sendo marcado na Cinelândia.

"Eu queria fazer na Baixada, não queria vir aqui [na Cinelândia]. Primeiro tentaram desmarcar, e eu não deixei. Depois eu fui derrotado porque eu queria na Baixada, mas disseram que tinha que ser aqui. Quero agradecer a quem me derrotou, porque tem muita gente nesta praça", disse Lula, na ocasião.

Castro tem focado sua campanha em cidades do interior, onde tem realizado obras com recursos da concessão dos serviços de saneamento básico. O vice na chapa do governador é Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense.

A campanha de Freixo espera usar a imagem de Lula para crescer junto ao eleitorado mais pobre, faixa em que tem o pior resultado, de acordo com dados da pesquisa Datafolha. O candidato do PSB e o governador lideram, em empate técnico, as intenções de votos para o governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.