Quaest: Lula tem 44% contra 32% de Bolsonaro no 1º turno

Na simulação de segundo turno, petista tem 51%, contra 37% do atual presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, a rodada de entrevistas dos presidenciáveis ao Jornal Nacional e o pagamento do Auxílio Brasil ainda não trouxeram alterações no cenário eleitoral, segundo pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta (31).

O levantamento aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém 12 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (PL).

Foram ouvidas 2.000 pessoas com mais de 16 anos de quinta (25) a domingo (28) —portanto sem captar eventual impacto do debate eleitoral organizado por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura.

Os dois mais bem colocados oscilaram um ponto para baixo em relação à rodada anterior: agora Lula tem 44% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro.

Fotomontagem de Lula e Bolsonaro durante o primeiro debate dos candidatos à Presidência da República das eleições de 2022, organizado em parceria com Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura - Fotos Marlene Bergamo - 28.ago.22/Folhapress

Ciro Gomes, do PDT, oscilou positivamente e tem 8% dos votos no primeiro turno (antes tinha 6%). Simone Tebet, do MDB, manteve-se estável, com 3%. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) tiveram 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Indecisos somam 6%, e os eleitores que pretendem votar em branco, anular o voto ou não comparecer às urnas são 5%.

  • Lula 44%
  • Bolsonaro 32%
  • Ciro Gomes 8%
  • Simone Tebet 3%
  • Vera Lúcia e Pablo Marçal 1%
  • Indecisos 6%
  • Branco/nulo 5%
  • Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (Democracia Cristã), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Leonardo Péricles (Unidade Popular) não pontuaram

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro da sondagem na Justiça Eleitoral é BR-00585/2022. A pesquisa da Quaest é financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, que é controlada pelo banco Genial.

Na simulação de segundo turno, Lula tem 51% (patamar igual ao da pesquisa anterior) e Bolsonaro, 37% (antes eram 38%). A pesquisa ainda mostra que 65% dos entrevistados estão decididos sobre seus votos e que 33% ainda podem mudar caso alguma coisa aconteça.

O presidente Jair Bolsonaro segue como o mais rejeitado entre os eleitores e 55% dizem não votar nele de jeito nenhum. Ciro Gomes vem na sequência, com 48%. O ex-presidente Lula é rejeitado por 43% dos entrevistados.

Em relação à avaliação do governo federal, a pesquisa mostrou que 40% dos entrevistados classificam a gestão de Bolsonaro de forma negativa, e 30%, de forma positiva. No levantamento anterior, os números eram de 41% e 29%, respectivamente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.