Descrição de chapéu Eleições 2022

Saiba quando começa e termina a propaganda eleitoral no rádio e na TV

Horário eleitoral é dividido em dois blocos de 25 minutos, de segunda à sábado; estreia é nesta sexta-feira (26)

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São Paulo

O horário eleitoral começou na sexta-feira (26) no rádio e na televisão. Com dois blocos de 25 minutos cada um, a propaganda vai ao ar até o dia 29 de setembro. No segundo turno serão mais três semanas, de 7 a 28 de outubro.

Veja perguntas e respostas sobre a propaganda dos candidatos no rádio e na televisão.

Urna eletrônica que será usadas nas eleições deste ano
Urna eletrônica que será usadas nas eleições deste ano - Pedro Ladeira/Folhapress

Quando começa e quando termina? No primeiro turno, vai de 26 de agosto a 29 de setembro. No segundo, começa em 7 de outubro e vai até o dia 28 do mesmo mês.

Quais os horários na TV? Das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

Quais horários no rádio? Das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25.

Como é feita a distribuição dos programas entre as campanhas de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual?

  • Nas terças, quintas e nos sábados são exibidos os programas dos candidatos à Presidência e à Câmara de Deputados;
  • Nas segundas, quartas e sextas aparecem os candidatos ao governo do estado, ao Senado e às Assembleias estaduais.

Além disso, há inserções ao longo do dia. Quanto tempo elas ocupam na grade das emissoras? Quatorze minutos, distribuídos em inserções de 30 segundos e 60 segundos ao longo da programação.

Como ficou a divisão do tempo na eleição presidencial?

  • Lula (PT/Coligação Brasil da Esperança) - 3 minutos e 39 segundos / 286 inserções
  • Jair Bolsonaro (PL/Coligação Pelo Bem do Brasil) - 2 minutos e 38 segundos / 207 inserções
  • Simone Tebet (MDB/Coligação Brasil Para Todos) - 2 minutos e 20 segundos / 184 inserções

O horário eleitoral é gratuito? Não, as emissoras recebem um ressarcimento pelo horário utilizado no rádio e na televisão. A Receita Federal estima R$ 737 milhões em renúncia fiscal para as emissoras.

Os partidos podem usar verba do fundo eleitoral e de doações de campanha para a produção das propagandas.

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