Ciro passa com a esquerda o que eu passo com a direita, diz Janaina Paschoal, candidata ao Senado por SP

Folha entrevista nesta terça-feira (27) candidatos ao Senado por São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A candidata ao Senado por São Paulo Janaina Paschoal (PRTB) afirmou em entrevista à Folha que o mesmo tratamento que Ciro Gomes (PDT) recebe da esquerda ela está recebendo da direita.

"É a esquerda pressionando o Ciro de maneira antidemocrática a desistir da sua candidatura, que é legítima, e a direita me pressionando a desistir da minha", afirmou.

Além da deputada estadual, o candidato ao Senado Márcio França (PSB) também foi entrevistado por Ricardo Balthazar, repórter especial da Folha, nesta terça (27).

O jornal convidou os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais para as entrevistas, mas a equipe de Marcos Pontes (PL), ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, disse não ter conseguido espaço na agenda para participar.

Homem de camisa, à esquerda, e mulher de camisa preta, à direita, participam de entrevista online
A candidata ao Senado por São Paulo Janaína Paschoal (PRTB) é entrevistado por Ricardo Balthazar, repórter especial da Folha - reprodução

De acordo com a última pesquisa Datafolha, França aparece na liderança das intenções de voto, com 31%, seguido por Pontes, com 19%, e Janaína, com 5%. Neste ano, apenas um candidato será eleito para a Casa.

Ao avaliar a ascensão da extrema direita após as eleições de 2018, a candidata afirmou que uma sociedade com pluralidade de pensamentos é muito muito bom, mas a direita precisará em algum momento refletir e perceber que a radicalização a enfraqueceu como um todo.

Questionada sobre qual seria sua avaliação dos quatro anos do governo Bolsonaro, a deputada limitou-se a dizer que houve acertos e erros. Para ela, as acusações contra Flávio Bolsonaro foram o que impactou negativamente a gestão do presidente.

"De certa forma impactou o [meu] apoio, porque eu tenho a luta contra a corrupção e pela transparência como algo primordial", afirmou.

Sobre os ataques que Bolsonaro e seus apoiadores fazem ao STF e ao Congresso, ela disse não concordar. "Mas temos que ser justos. A culpa da insatisfação, da revolta e da indignação da população diante do Supremo são das decisões do próprio Supremo", afirmou.

Segundo ela, as atribuições da corte precisam ser revistas. "O Supremo acabou virando uma quarta instância, e não foi para isso que ele foi pensado", afirmou.

Com relação a avaliação dos indicados à corte, a deputada defendeu que os concorrentes não devem ter contato com os senadores durante o processo. "Não podemos transformar algo tão sério em lobby", disse.

Ao ser mencionada a ausência do candidato Marcos Pontes, a deputada afirmou que ele é muito ocupado e uma caixa de surpresa. "Ninguém sabe o que vai sair dali, porque essa pessoa não participa de nada, não se expõe em nada, e quem não se expõe depois não pode ser cobrado", concluiu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.