Datafolha: Lula tem 54% no 2º turno, ante 39% de Bolsonaro

Eventual disputa entre ex-presidente e presidente segue estável, de acordo com novo levantamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A mais recente pesquisa do Datafolha mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a vantagem de 15 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) na simulação de segundo turno. O petista tem 54%, e o presidente, 39%.

Lula tem a chance de matar a fatura no domingo (2), já que marca 50% dos votos válidos, excluindo nulos, brancos e indecisos, que é como o Tribunal Superior Eleitoral fecha a conta do pleito. Mas há outros fatores, além de mudanças de última hora do eleitorado, como a abstenção, para serem levados em conta.

Na montagem, os rivais Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL)
Na montagem, os rivais Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Reuters

A vantagem de Lula já foi de 20 pontos percentuais, em dezembro passado, mas se manteve estável ao longo da campanha. A margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Recentemente, na busca pelo voto útil para tentar evitar a segunda rodada, Lula investiu principalmente sobre o eleitorado de Ciro Gomes (PDT), que está empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB).

Não conseguiu até aqui uma sangria decisiva e colheu a tradicional cólera do pedetista. A análise da migração de votos de Ciro para Lula num segundo turno mostra que talvez o efeito possa ser contrário para o petista, como já havia sido aferido no levantamento passado.

Há duas semanas, 51% dos eleitores de Ciro diziam que votariam em Lula no segundo turno. O número caiu para 43% na semana passada e está agora em 45%. Já vão de Bolsonaro 28%, enquanto 25% pretendem anular.

No eleitorado de Tebet, 39% dizem apoiar Lula contra Bolsonaro e 25%, o inverso. Trinta por cento afirmam que anularão nesse cenário.

Para tentar atrair esses eleitores e também os indecisos, Lula também procurou se apresentar como um nome capaz de unir uma frente suprapartidária contra Bolsonaro, condensando o esforço em uma fotografia na semana retrasada com oito ex-presidenciáveis o apoiando.

É o que revela a mais recente pesquisa do Datafolha, que ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades de terça (27) a esta quinta-feira (29). Ela foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e registrada com o número BR-09479/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.