A última pesquisa Datafolha mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores mais pobres nesta semana, grupo mais populoso e com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424).
O presidente, porém, ganha nas outras três faixas de renda. Ele descolou do petista no segmento que recebe de dois a cinco salários, assim como no de cinco a dez salários. Entre os mais ricos, acima de dez salários, ambos oscilaram positivamente.
A margem de erro é de dois pontos percentuais no total no levantamento —que ouviu 6.754 pessoas de terça (20) até esta quinta (22)—, mas sobe para quatro pontos entre os que ganham de cinco a dez salários e para seis pontos nos mais abastados.
No Brasil, 51% do eleitorado ganha até dois salários mínimos; 34%, de dois a cinco; 9%, de cinco a dez; e 4% recebem acima disso, segundo o Datafolha.
Veja abaixo como os dois estão evoluindo por renda nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR- 04180/2022.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.