Descrição de chapéu Eleições 2022

Quem é Padre Kelmon, candidato à Presidência

Candidato do PTB entrou na corrida presidencial após Roberto Jefferson ter candidatura indeferida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Novidade do segundo debate presidencial, realizado no sábado (24), Padre Kelmon (PTB) entrou na corrida pelo Palácio do Planalto após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negar por unanimidade, em 1º de setembro, o registro de candidatura de Roberto Jefferson (PTB).

Os ministros consideraram que o petebista está inelegível até dezembro de 2023 por condenação no escândalo do mensalão.

Padre Kelmon voltou a participar do debate desta quinta (29) na TV Globo, o último antes da eleição. Ao ser escolhido pela candidata Soraya Thronicke (União Brasil), foi chamado de Kelson, Kelvin e, finalmente, de candidato Padre. No embate com a adversária, foi chamado também de cabo eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Padre Kelmon, candidato do PTB em debate no SBT
Padre Kelmon, candidato do PTB em debate no SBT - Marlene Bergamo/Folhapress

Kelmon Luis da Silva Souza tem 45 anos, é natural de Acajutiba (BA) e tem como vice Pastor Gamonal (PTB), que preside interinamente o Movimento Cristão Conservador do partido.

No site do PTB, Padre Kelmon é descrito como "homem cristão, conservador e de direita, que sempre se dedicou à igreja e ao combate da esquerda no país". Ele ajudou a criar o Movimento Cristão Conservador e lidera o Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla).

"Nós estamos nessa luta para defender os valores e princípios da direita. A nossa vida cristã é regida pela vontade de Deus e eu acredito nisso piamente. Eu me sinto honrado por oferecer o meu nome, a minha vida à nossa pátria. Precisamos garantir que a direita permaneça no governo do nosso Brasil", afirmou.

O candidato apresentou o mesmo plano de governo de Roberto Jefferson. Segundo dados do TSE, declarou R$ 8.548,13 em bens.

De acordo com sua biografia divulgada pelo partido, Padre Kelmon ajudou na pastoral da criança e, em 2003, decidiu seguir sua caminhada como ortodoxo.

O religioso, aderente de uma desconhecida ramificação não reconhecida da Igreja Ortodoxa no Peru, rebateu em agosto informações de que não é sacerdote das igrejas da comunhão ortodoxa no Brasil.

Afirmou ter documentos de sua ordenação em 2015, em São Paulo, e atribuiu as informações a retaliação. Para ele, o objetivo é "jogar um padre contra o outro".

"Sou sacertode, ortodoxo. Quem quiser conhecer minha vida vai lá no Instagram", disse Kelmon ao deixar o debate do dia 24. "A igreja ortodoxa tem várias jurisdições. A minha é igreja ortodoxa Siro Malankara."

Amigo de Kelmon, o Padre João Damasceno afirmou à reportagem que a Igreja Ortodoxa do Peru está sendo implantada e que Kelmon será sagrado bispo.

Contrário ao aborto, Padre Kelmon participou de ação contra o procedimento nas eleições de 2010.

Em 2020, recebeu em sua missão ortodoxa na Bahia a visita de Roberto Jefferson, então presidente do PTB, "e ali nascia uma profunda amizade", segundo o partido. A convite de Jefferson, assumiu o MCC-PTB, Movimento Cristão Conservador.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.