Ricardo Salles é alvo de protesto e derruba moto ao escapar de cerco de estudantes

Cena aconteceu na saída de uma palestra na ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram carro dirigido pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, candidato a deputado federal pelo PL-SP, derrubando uma moto em que que estava um entregador.

A cena aconteceu nesta quinta-feira (1º), na saída de uma palestra na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Segundo a instituição, Salles era o convidado para um evento sobre sustentabilidade e agronegócio de entidades estudantis de várias faculdades, incluindo a ESPM. O debate, no entanto, não foi uma iniciativa da escola e não contou com seus diretores e professores, segundo nota.

Reprodução de vídeo mostra um carro vermelho batendo em uma moto
Ricardo Salles, no carro vermelho, derruba moto ao escapar de certo de estudantes - reprodução via Twitter

Salles foi alvo de uma manifestação de alunos da universidade e bateu no veículo logo após passar pelo cerco de alunos, que protestavam ao som de uma bateria. Nos vídeos, além da bateria, é possível ouvir xingamentos ao ex-ministro.

A moto caiu após ser atingida pelo carro, que tinha adesivos de campanha e uma bandeira do Brasil. O motoboy, com uma mochila térmica para entrega de comidas nas costas, não foi identificado até o momento.

A área política do Centro Acadêmico 4 de Dezembro, da ESPM, divulgou uma nota de repúdio à palestra de Salles na instituição. "O político defende a exploração 'capitalista' da Amazônia, a regularização de áreas griladas em benefício do agronegócio, da mineração e garimpo ilegal e invasão de terras indígenas", diz a nota.

No início da manhã desta sexta (2), Salles disse que sua comitiva foi atacada por uma "horda de bárbaros". Segundo ele, os manifestantes jogaram pedras e chutaram. O candidato publicou uma foto do que seria o carro com o para-brisa trincado

"Na confusão, um dos carros derrubou uma moto quase parada. Falamos mais à frente com o rapaz, que nada sofreu. E a moto, nada de grave. Turma maconheiros pró-democracia", ele escreveu nas redes sociais.

Na manhã desta sexta, Salles publicou um vídeo de um homem que se identifica como Lindomar e seria o motoboy da cena. Ele diz ter recebido assistência. "Vou votar para eles porque me ligaram de manhã cedo para reparar todos os danos que aconteceram com a minha moto", afirmou.

Em seguida, o candidato apagou o vídeo inicial e publicou outro, com o mesmo senhor que diz ser o motoboy.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.