A segunda pesquisa Datafolha após o primeiro turno das eleições mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua liderança entre católicos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) fez o mesmo entre evangélicos no segundo turno.
Na última semana, o petista passou de 55% para 57% das intenções de voto do primeiro grupo religioso, que concentra cerca de metade da população. O presidente, por sua vez, oscilou de 38% para 37% nesse segmento.
Entre os evangélicos, porém, que representam pouco mais de um quarto dos brasileiros, o atual mandatário variou de 62% para 65%, e o ex-presidente se manteve em 31%.
Todas essas variações, porém, ocorreram dentro das margens de erro, que são de três pontos percentuais para católicos e quatro para evangélicos. Outras crenças não foram incluídas porque as bases de dados são muito pequenas.
Os que pretendem votar em branco ou anular variam de 3% a 4% de acordo com a fé, e os indecisos, de 1% a 2%.
O levantamento ouviu 2.898 pessoas nesta quinta (13) e nesta sexta (14). Abaixo, veja o desempenho dos rivais por religião nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado.
A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-01682/2022. As sondagens de segundo turno não são comparáveis às de primeiro turno.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.