Datafolha: Lula mantém liderança entre mulheres e empate com Bolsonaro entre homens

Eleitorado feminino tem 2% de indecisas, e masculino, 1%, aponta pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A segunda pesquisa Datafolha após o primeiro turno das eleições mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança entre as mulheres e o empate técnico com Jair Bolsonaro (PL) entre homens nas intenções de voto de segundo turno.

Tanto o petista quanto o presidente variaram um ponto percentual para cima no eleitorado feminino na última semana, levando o placar a 51% contra 42%. Provavelmente a oscilação vem das que pretendiam votar em branco ou nulo, que passaram de 7% para 5%. Outras 2% continuam indecisas.

Montagem com os dois atrás das cabines de votação
Lula votando em São Bernardo do Campo (SP) e Bolsonaro, no Rio de Janeiro - Mariana Greif/Reuters e Eduardo Anizelli/Folhapress

No público masculino, Lula abriu dois pontos de diferença de Bolsonaro, mas eles continuam empatados tecnicamente. O ex-presidente agora tem 48% e o atual mandatário, 46%. Os mesmos 5% pretendem anular, e 1% ainda não decidiu.

A margem de erro do levantamento —que ouviu 2.898 pessoas nesta quinta (13) e nesta sexta (14)— é de dois pontos percentuais no total, mas sobe para três pontos nos recortes por sexo. As mulheres representam 52% do eleitorado e os homens, 48%.

Abaixo, veja o desempenho dos adversários nos dois grupos nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-01682/2022.

As sondagens de segundo turno não são comparáveis às de primeiro turno.

LULA X BOLSONARO POR GRUPO

Veja a evolução dos adversários no 2º turno, segundo pesquisas Datafolha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.