É falso que Lula recebeu mais votos em cidade da Bahia do que número total de eleitores

Segundo TSE, petista obteve cerca de 48 mil votos, e não 213 mil, como afirma conteúdo de desinformação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos (SP)

Circula nas redes, inclusive no WhatsApp, mensagem falsa sobre o resultado da votação para presidente no município de Barreiras, na Bahia. A mensagem diz que a cidade tem 153 mil habitantes, e vem acompanhada de uma imagem mostrando que, supostamente, o ex-presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria recebido 213 mil votos no local.

Entretanto, os dados contidos no conteúdo são falsos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população da cidade em 2021, dado mais recente, era de 158.432 pessoas. E, de acordo com informações disponíveis no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as duas zonas eleitorais da cidade somavam 103.075 pessoas aptas a votar até setembro deste ano. Deste total, 85.497 compareceram às urnas neste domingo (2), conforme divulgação do tribunal no site Resultados, que permite checar a votação de cada candidato por estado ou município.

É falso que Lula recebeu mais votos do que total de eleitores em cidade na Bahia - Nelson Almeida - 02.out.22/AFP

Por meio da mesma ferramenta, é possível afirmar que Lula obteve 47.952 votos, o que corresponde a 58,05% de votos dos eleitores da cidade. Jair Bolsonaro obteve 30.197 —e não 78.519, como mostra a mensagem falsa—, correspondente à parcela de 36,56%

O ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro irão disputar o segundo turno das eleições presidenciais em 30 de outubro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.