Descrição de chapéu Eleições 2022

Haddad reconhece derrota e vê Boulos candidato em 2024

Ex-prefeito diz que ligou para Tarcísio de Freitas (Republicanos) e se colocou à disposição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad (PT) reconheceu na noite deste domingo (30) a derrota para Tarcísio de Freitas (Republicanos) na eleição para o Governo de São Paulo e vê boas perspectivas para a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal mais bem votado em São Paulo, à Prefeitura em 2024.

Com 100% das urnas apuradas, o ex-ministro de Bolsonaro obteve 55,27% dos votos válidos, ante 44,73% do petista. "Já liguei para o Tarcísio de Freitas desejando a ele que faça um bom governo, me colocando à disposição", disse o petista em discurso após a apuração.

"Eu acredito na democracia e democracia é reconhecimento do resultado. Pensando no povo de São Paulo, a gente tem que desejar sorte e contribuir, inclusive, na oposição", completou o ex-prefeito após a apuração, que teve clima de festa pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência.

De tempos em tempos, um locutor narrava os dados da eleição nacional e os apoiadores vibravam. Na hora da virada, os gritos lembraram a comemoração de gol e o hit da noite foi a música "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora".

Coletiva de Fernando Haddad após apuração da eleição: 'Pensem em um homem feliz' - Zanone Fraissat/Folhapress

Apesar da derrota, Haddad afirmou que estava feliz e realizado pelo fato de ter contado com apoio e formado uma frente "maravilhosa", com "todos os progressistas unidos", que permitiu realizar a melhor eleição do partido no estado em 40 anos e contribuir para a eleição de Lula. Com o ex-prefeito, o PT teve esperança de chegar ao Palácio dos Bandeirantes pela primeira vez.

Haddad ainda fez menção à eleição municipal paulistana, em 2024. Boulos deixou de concorrer ao governo paulista após o compromisso de que o PT apoiaria sua candidatura à prefeitura.

Na capital, Haddad obteve 54,41% dos votos, contra 45,59% de Tarcísio.

"Boulos, vai se animando aí que na capital tive praticamente a mesma votação que você quando venci José Serra, em 2012. Isso é muito significativo porque eu tenho um amor profundo por essa cidade e fiquei muito feliz de ver o mapa da cidade todo vermelhinho".

Como mostrou a Folha, Haddad conseguiu articular uma ampla aliança em sua campanha, de Geraldo Alckmin (PSB) a Boulos. A maior parte dos partidos de centro e de direita, porém, abraçou Tarcísio e o ex-prefeito não conseguiu contornar o expressivo antipetismo no estado, principalmente no interior.

Na campanha, Haddad foi questionado pela gestão na prefeitura —ele cumpriu metade de suas metas e deixou 35 obras não finalizadas—, apresentou um legado de melhora nas contas públicas e repetiu suas realizações no MEC, com ampliação das universidades federais e a criação do Prouni. Em relação às propostas, indicou aumento do salário-mínimo e ICMS zero para carne e cesta básica.

Entre petistas, o discurso era ressaltar a importância de Haddad na eleição de Lula.

"São Paulo deu a grande contribuição para tirar o Brasil desse processo atrasado, arcaico, fascista, que nós assistimos nesse governo. Mas certamente o Brasil estaria melhor servido com Haddad governador", disse Luiz Marinho (PT), coordenador da campanha de Haddad, após a apuração.

Provável ministro, o petista não revelou qual papel deve exercer no governo Lula. Questionado pela Folha sobre o assunto, ele disse não conversou sobre isso com o novo presidente eleito.

"Nunca conversei com o Lula sobre a possibilidade de perder as eleições de São Paulo. Até ontem a noite estávamos na luta para a ganhar essa eleição. Lula tem toda liberdade para montar sua equipe", disse Haddad.

O petista, depois do evento, se juntou a Luiz Inácio Lula da Silva na avenida Paulista, que elogiou o papel de Haddad na campanha.

"A campanha do Haddad foi fundamental para a gente chegar até onde nós chegamos", disse.

Mais tarde, no caminhão de som ao lado de Lula, Haddad foi saudado na avenida Paulista, lotada de apoiadores. Num discurso curto, ele agradeceu os paulistas e não falou diretamente de sua derrota, apenas comemorou os locais onde venceu.

"Nós ganhamos a eleição na periferia de São Paulo, ganhamos na capital, na região metropolitana. E nós começamos um namoro que vai dar certo com nosso interior. Eu agradeço o interior de São Paulo, porque, se não fosse a virada de voto, hoje nós não estaríamos celebrando Lula presidente da República", disse.

"Esse é um dia feliz desse país, é um dia que um metalúrgico do povo, retirante do Nordeste, volta à Presidência da República para redimir esse país do fascismo. Vamos à luta, vamos ajudar a reconstruir esse Brasil, com Lula, Alckmin e todos que foram eleitos para o Congresso Nacional", completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.