Descrição de chapéu Eleições 2022

Sarney quebra silêncio e declara apoio a Lula como defesa da democracia

O também ex-senador criticou o atual governo por conta do que chamou de ataque sistemático do Executivo contra o Judiciário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente José Sarney (MDB) anunciou nesta segunda-feira (24) voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa à Presidência, como forma de defender a democracia.

"É voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de Poder, pela busca do Estado de Bem-Estar Social. A diferença é clara", diz Sarney em uma carta divulgada em seu site.

O também ex-senador criticou o atual governo pelo que chamou de ataque sistemático do Executivo contra o Judiciário.

Os ex-presidentes Lula e José Sarney se cumprimentam durante encontro em Brasília nesta quinta-feira (6)
Os ex-presidentes Lula e José Sarney se cumprimentam durante encontro em Brasília, em 2021 - Ricardo Stuckert/Divulgação

"No mesmo espírito dos que construíram em torno de Tancredo Neves a Aliança Democrática, reunindo um amplo espectro de homens públicos, agora congregamos em torno do Presidente Lula os homens de maior responsabilidade do País para formar uma nova união pela democracia. É a esperança que nos convoca".

Ainda no texto divulgado, Sarney afirma que no próximo domingo o eleitor decidirá se vota pelo fim da democracia ou por sua restauração.

"O voto em Bolsonaro é voto contra as instituições, que terá como consequência anos de autocracia, um regime de força, construído na mentira sistemática e no abuso do poder", disse o ex-presidente.

O emedebista afirmou ainda que as emendas de relator são um contrato "secreto" entre o Executivo e o Legislativo, "fixado em valores agigantados diante dos parcos recursos do Orçamento da República, é campo privilegiado para os interesses escusos".

Com a proximidade do segundo turno da eleição, a maioria dos ex-presidentes do Brasil passou a se posicionar entre apoios à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) ou a volta de Lula ao Palácio do Planalto.

Dilma Rousseff (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) já haviam anunciado publicamente suas preferências por Lula. Fernando Collor (PTB) apoia o presidente Jair Bolsonaro.

Michel Temer (MDB) não manifestou apoio no segundo turno da disputa presidencial. Ele decidiu adotar neutralidade na disputa entre Lula e Bolsonaro após circularem notícias de que ele poderia apoiar a reeleição do candidato do PL.

Em nota, Temer disse que aplaudirá a "candidatura que defender a democracia, cumprir rigorosamente a Constituição, promover a pacificação, mantiver as reformas já realizadas no meu governo e propuser ao Congresso Nacional as reformas que já estão na agenda do país".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.