Qual seria o resultado da eleição presidencial se Lula (PT) tivesse 70% dos votos em Minas, mas só 20% no Rio Grande do Sul? E se Jair Bolsonaro (PL) ganhasse em todos os estados do Norte, mas perdesse em São Paulo?
Mudando a posição das barras abaixo, é possível simular a votação em cada estado e descobrir qual seria o desfecho. Para o ponto de partida, tomou-se como base o resultado do primeiro turno nos estados, que foi recalculado considerando apenas as votações de Lula e Bolsonaro em votos válidos (sem contar nulos, brancos e abstenções).
Em São Paulo, por exemplo, Bolsonaro teve 47,7% dos votos e Lula 40,9%. Se a disputa fosse só entre os dois, proporcionalmente, o presidente teria 54% e o petista 46%.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.