Descrição de chapéu Eleições 2022

Veja como municípios votaram para presidente em 2018 e 2022

Mapa mostra resultado semelhante ao do pleito anterior, com avanço do PT em algumas áreas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O mapa do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 por município se assemelha ao do pleito de 2018, porém com avanço do PT em algumas áreas, em comparação à candidatura de Fernando Haddad.

O ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dar vitória para o partido em quase todas as cidades do Nordeste, do Amazonas e do Tocantins, por exemplo. Agora, também teve votação mais expressiva em algumas cidades de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Lula vota em São Bernardo do Campo (SP) no último domingo (2) e Bolsonaro, no Rio de Janeiro - Mariana Greif/Reuters e Eduardo Anizelli/Folhapress

Ainda assim, o presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve amplo domínio no Centro-Oeste e no Sudeste. O estado de São Paulo continua essencialmente bolsonarista, mas neste primeiro turno o atual mandatário perdeu a liderança na capital, que tem o maior eleitorado do país.

Neste ano, Salvador, Teresina, São Luís e Recife foram as capitais onde Lula se saiu melhor proporcionalmente. Já Boa Vista, Rio Branco, Curitiba e Goiânia deram vitória mais larga a Bolsonaro.

Em números absolutos, e não percentuais, Lula quase dobrou o número de votos obtidos por Haddad na primeira rodada de 2018. Com 99,9% das urnas apuradas, ele teve a preferência de 57,2 milhões de eleitores, 25,9 milhões a mais (83%).

Seu adversário também aumentou o número de eleitores conquistados, mas em menor grau. O presidente levou neste ano 1,8 milhão de votos a mais (4%) que no primeiro turno de 2018. Ele perdeu votos em cinco unidades da federação (RJ, DF, MG, RS e SP), tendo a maior queda no Rio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.