Generais evitam condenar atos golpistas de apoiadores de Bolsonaro

Comandantes militares negam risco de golpe, mas argumentam que Constituição garante direito a manifestação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Generais que comandam regiões militares evitam condenar os atos golpistas realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em quartéis e chamam as manifestações de democráticas e pacíficas.

A Folha conversou reservadamente com cinco generais da ativa. Eles afirmam que, apesar dos pedidos dos manifestantes, não há risco de apoio do Exército a um golpe contra a democracia.

Manifestantes golpistas a favor do presidente Jair Bolsonaro na praça Duque de Caxias, no centro do Rio de Janeiro
Manifestantes em ato antidemocrático no centro do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli-2.nov.22/Folhapress

Manifestações golpistas foram realizadas na quarta (2) em ao menos 18 estados e no Distrito Federal. Os atos se esvaziaram nesta quinta-feira (3), mas foram montados alguns acampamentos em frente a quartéis.

Os comandantes regionais afirmam que alguns militares de batalhões próximos têm sido convocados para atuar no controle de trânsito ou na proteção dos prédios do Exército. A segurança dos manifestantes, no entanto, é responsabilidade das Polícias Militares.

Por ora, a ordem para os comandantes é manter silêncio sobre os atos bolsonaristas que pedem um golpe militar para reverter a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Ministério da Defesa afirmou que as manifestações são "ordeiras e pacíficas", garantidas pelo "exercício da liberdade de manifestação de pensamento e de reunião, de acordo com os princípios constitucionais e as leis vigentes".

"O Ministério da Defesa pauta-se pela Constituição Federal brasileira", concluiu.

Em sintonia com a Defesa, os generais dizem que as manifestações, mesmo com teor antidemocrático, são permitidas pela Constituição Federal e não podem ser reprimidas. Dois deles disseram que os atos demonstram a insatisfação de parte considerável da população com a eleição de Lula.

Outro comandante disse que a pauta golpista da manifestação é repudiada dentro da Força.

Os atos dos apoiadores de Bolsonaro em frente aos quartéis começaram na terça (1) e ganharam força no feriado de Finados.

Em tentativa para não prejudicar Bolsonaro, organizadores têm mudado o discurso em alguns locais, como em Brasília, e tentado disfarçar o teor golpista dos pedidos. Diferentemente de outras mobilizações a favor de um golpe militar, como a de 7 de Setembro de 2021, manifestantes pediram desta vez o que chamam de "intervenção federal".

Na visão deles, sem base em fatos, a principal diferença é que, nessa hipótese, Bolsonaro permaneceria no poder com a garantia dos militares.

Em grupos de WhatsApp e Telegram criados para incentivar as manifestações, mensagens apócrifas orientam os participantes a não citarem o nome de Bolsonaro, o número do presidente nas urnas e o slogan da campanha.

Uma delas, compartilhada na quarta, afirma que o presidente não pode ser vinculado à manifestação sob pena de o mandatário ir preso. "De forma nenhuma remeter essa intervenção ao nome do Bolsonaro. Pode ser considerado crime e ele ir preso! E não queremos isso".

Os principais atos ocorrem em frente a quartéis em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

O acampamento no Distrito Federal está localizado na Praça dos Cristais, em frente ao Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano. Há cerca de 50 barracas, algumas instaladas na noite de quarta durante a manifestação ou na manhã desta quinta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.