Descrição de chapéu transição de governo

Lula avisa que vai anunciar ministro da Defesa e comandantes das Forças na próxima semana

Principal cotado, José Múcio se reúne com petista, diz que ele desistiu de criar grupo agora e que indicados farão transição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a aliados que desistiu de formar agora um grupo para tocar a transição na área da Defesa e que o processo será liderado pelo futuro ministro da pasta e os comandantes das Três Forças, que devem ser anunciados na próxima semana.

Os nomes escolhidos por Lula serão os responsáveis por promover a transição junto ao atual governo numa área sensível e em que o PT tem encontrado dificuldades de interlocução.

"O presidente optou por não fazer grupo agora. Vai anunciar na semana que vem pelo ministro da Defesa e pelos três comandantes das Forças, que farão o processo de transição", disse à Folha José Múcio Monteiro, ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), principal cotado para a pasta, após reunião com o petista nesta segunda-feira (28).

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato da campanha eleitoral no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 20.out.22/Folhapress

Como a Folha mostrou, a equipe de transição de Lula havia convidado Múcio para integrar o grupo que tratará de temas ligados à área da Defesa. Desde então, ele tem dialogado com membros das Forças.

Participaram do encontro nesta segunda o general Gonçalves Dias, que auxilia a segurança de Lula, o general Enzo Peri, ex-comandante do Exército, o brigadeiro Juniti Saito, ex-comandante da Aeronáutica, os brigadeiros Nivaldo Rossato e Ruy Chagas Mesquita, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e o ex-ministro Aloizio Mercadante.

Na reunião, foi discutida a melhor forma de fazer a transição entre governos e o melhor modelo.

Auxiliares do petista dizem que o ex-integrante da corte de contas e ex-ministro das Relações Institucionais é o principal cotado para comandar o ministério da área —ao qual estão subordinadas as Forças Armadas.

O futuro mandatário prefere um civil na pasta, a exemplo do que ocorreu em seus dois primeiros mandatos. A estratégia foi replicada por sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), mas interrompida desde o final do governo Michel Temer (MDB).

Antes de o nome de Múcio aparecer nas conversas da cúpula petista, há cerca de 15 dias, aliados de Lula conversaram com o ex-ministro Nelson Jobim, que já comandou a Defesa e auxilia a transição nos temas ligados à área. Ele, porém, tem dito não querer assumir a pasta e vê com simpatia o nome do ex-ministro do TCU.

Aliados de Lula consideram que o ex-ministro do TCU pode ser uma solução para pacificar as Forças Armadas pela alta capacidade de articulação. Mesmo sendo amigo do petista, Múcio também manteve bom relacionamento com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Amigo de Lula, ele integrou o TCU de 2009 a 2020. Foi indicado para o tribunal pelo petista, então em seu segundo mandato. Na ocasião, o ex-ministro era um dos auxiliares do petista no Palácio do Planalto, no comando da Secretaria de Relações Institucionais.

Além da confiança de Lula, Múcio tem boa interlocução com partidos —foi deputado quase 20 anos— e setores da máquina administrativa.

Foi filiado ao antigo PFL, ao PSDB e ao PTB de Pernambuco. Presidiu o TCU entre 2019 e 2020, primeiros anos da gestão Bolsonaro, e se aposentou antes do prazo compulsório, de 75 anos. Ele tinha 72 anos na ocasião.

Em dezembro de 2020, durante o 4º Fórum Nacional de Controle, evento que ocorreu via internet e contou com a participação do chefe do Executivo, Bolsonaro afirmou que Múcio —a quem se referiu como amigo— tem comportamento conciliador e busca consensos.

"Eu sou apaixonado por você, José Múcio. Gosto muito de Vossa Excelência", disse o atual presidente, que lamentou a aposentadoria precoce do então ministro.

Ele também afirmou na ocasião que o ex-colega de Câmara seria bem-vindo se quisesse trabalhar no governo. Bolsonaro indicou o então ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para o lugar de Múcio no TCU.

Lula e seu então ministro das Relações Institucionais, José Múcio, em 2008
Lula e seu então ministro das Relações Institucionais, José Múcio, em 2008 - Alan Marques - 04.jan.2008/Folhapress

Na transição, os grupos de trabalho de Defesa e Inteligência estão atrasados em relação aos demais. O governo de transição já anunciou 30 colegiados técnicos e mais de 400 pessoas para compô-los.

A equipe da transição tem tratado com discrição os assuntos relacionados às Forças Armadas, para não aprofundar a crise na relação com os militares.

Na última semana, os comandantes da Marinha, Aeronáutica e Exército sinalizaram dar a Lula a possibilidade de antecipar a indicação dos oficiais-generais que devem comandar as Forças no início de seu governo.

O assunto foi discutido com Bolsonaro na última quinta-feira (24). No encontro, segundo relatos de militares, o presidente teria aceitado assinar o decreto com as mudanças —sejam elas a nomeação dos indicados pela transição ou dos escolhidos internamente pelas Forças.

A ideia, revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pela Folha, seria nomear os novos indicados na última quinzena do ano.

O principal fiador da proposta é o comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), Baptista Júnior. Ele determinou a auxiliares que organizem a passagem do comando para o dia 23 de dezembro. Não há, porém, indicação de data nas outras duas Forças.

A expectativa de oficiais da Aeronáutica é que, caso a equipe de transição não antecipe as indicações, Baptista Júnior deixe o cargo para que o tenente-brigadeiro mais velho da ativa assuma temporariamente as funções.

Integrantes da transição consultados pela Folha viram com estranheza a sugestão dos comandantes das Forças Armadas. No Exército, generais do Alto Comando avaliam que não há nenhuma mudança acertada até o momento, apesar da proposta apresentada aos aliados de Lula.

Um general afirmou, sob reserva, que a transição é assunto de governo e deveria envolver somente o Ministério da Defesa. As mudanças nas Forças Armadas, pela avaliação desse oficial, deveriam ocorrer após a posse —como aconteceu em todos os governos desde a redemocratização.

A equipe de Lula decidiu não fazer mudanças bruscas nas Forças Armadas. Para isso, a tendência é que os nomes escolhidos sejam os de oficiais-generais com mais tempo de carreira.

No Exército, os principais cotados são os generais Tomás Miguel Paiva, Julio Cesar de Arruda e Valério Stumpf.

Na Marinha, são avaliados os nomes dos almirantes de Esquadra Aguiar Freire, Marcos Sampaio Olsen e Marcelo Francisco Campos. Na FAB, o principal cotado é o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

A equipe de transição de Lula tem o desafio de arrefecer os ânimos em uma área que entrou no centro do debate político.

Capitão da reserva, Jair Bolsonaro transformou a sua relação com os militares em capital político. O presidente usou as Forças Armadas em sua estratégia para questionar a segurança e a eficiência do sistema eletrônico de votação.

Após a derrota de Bolsonaro, os quartéis do Exército se tornaram local de peregrinação e de manifestações de seus apoiadores, com pedidos antidemocráticos de intervenção militar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.