Bruno Dantas toma posse no TCU e diz que patriota não destrói patrimônio público

Em discurso que elogiou ministro Alexandre de Moraes, Dantas declarou que patriota é aquele busca fortalecer as instituições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, tomou posse nesta quarta-feira (14) com discurso que trouxe críticas aos atos de violência que ocorreram na capital federal na segunda (12).

Diante de plateia cheia de autoridades da República, como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Dantas afirmou que "não é patriota quem prega violência". O presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu.

"Não é patriota quem destrói o patrimônio público ou privado, quem agride ou fere terceiros por diferenças ideológicas; quem se arma para derramar o sangue de seus patrícios. Não é patriota quem drena a energia, a alegria e a paz de seu povo", afirmou.

Bruno Dantas em posse como presidente do Tribunal de Contas da União - TCU/Divulgação

Dantas acrescentou que "patriota é aquele que ama o seu país e busca fortalecer as instituições republicanas e democráticas".

"Patriota é a parcela da sociedade brasileira que quis e participou ativa e pacificamente para a recuperação da cidadania, vendo triunfar a democracia contra o arbítrio na promulgação da Constituição Federal de 1988."

Ele também enalteceu o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou para sentar-se na mesa de honra do evento, quebrando o protocolo da cerimônia.

Dantas disse que o magistrado "encarna o vigor das instituições democráticas", acompanhado de aplausos da plateia ao ministro.

"Eu poderia, ministro Alexandre de Moraes, repetir cada palavra pronunciada por vossa excelência na solenidade de 12 de dezembro último, por ocasião da diplomação do presidente e do vice-presidente da República eleitos."

Lula, José Sarney e Geraldo Alckmin na cerimônia de posse de Dantas - TCU/Divulgação

Durante as eleições, o tribunal atuou no processo constatando que não houve irregularidades no processo, por orientação de Dantas. A amostra, que segundo o TCU tem grau estatístico de confiabilidade de 99%, foi comparada aos resultados divulgados pelo TSE.

"No momento de maior estresse recente das instituições brasileiras, este tribunal demonstrou que não é um mero órgão contábil, garantidor estéril de formalidades, mas guardião da essência dos valores republicanos", ressaltou.

Ele também lembrou a atuação do TCU contra a propagação de informações falsas, a que chamou peculato informacional, com dinheiro público.

"Este plenário deliberou pela suspensão de veiculação de publicidade governamental em sites criminosos e determinou ao governo federal a revisão das regras de governança pública sobre o financiamento de mídias digitais", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.