Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro publica e apaga vídeo com fake news sobre eleições

Ex-presidente compartilha conteúdo que diz que Lula não foi eleito pelo povo; publicação ocorre dias depois de depredação inédita contra Três Poderes por bolsonaristas radicalizados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou nas redes sociais, na noite de terça-feira (10), um vídeo com novas mentiras sobre as eleições de 2022. Ele apagou o conteúdo pouco depois.

A publicação pelo ex-presidente de novas fake news sobre o processo eleitoral ocorre poucos dias depois dos ataques golpistas perpetrados por militantes bolsonaristas —muitos influenciados por teorias da conspiração que questionam a vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)— contra a sede dos Três Poderes em Brasília.

Print da tela do perfil de Facebook do presidente Jair Bolsonaro. No vídeo, um homem apresenta teorias da conspiração contra a segurança das urnas eletrônicas.
Bolsonaro publica vídeo com fake news sobre eleições e depois apaga - Reprodução

A inédita invasão e depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) teve como consequência a prisão de centenas de pessoas suspeitas de participação no vandalismo e o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), além de ordens de prisão contra o ex-ministro de Bolsonaro Anderson Torres e o ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fabio Augusto Vieira.

No vídeo publicado —e posteriormente apagado— por Bolsonaro no Facebook, um homem identificado como Dr. Felipe Gimenez ataca a segurança das urnas eletrônicas. A publicação traz ainda as frases "Lula não foi eleito pelo povo. Ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE [Tribunal Superior Eleitoral]".

Ex-presidente Jair Bolsonaro chega à sua casa alugada em Orlando após receber alta do hospital - Chandan Khanna/AFP

A publicação foi feita às 21h55 de terça.

Ao contrário do que diz o conteúdo, Lula venceu Bolsonaro nas eleições de 2022 pelo voto popular. O petista teve 50,9% dos votos válidos, e Bolsonaro, 49,1%.

Desde que foi derrotado, Bolsonaro se manteve recluso no Palácio da Alvorada e evitou declarações públicas. Ataques diretos contra o sistema eleitoral e ministros do Supremo —como ele fez frequentemente durante seu mandato— também passaram a ser evitadas.

Bolsonaro viajou aos Estados Unidos na véspera da posse de Lula e, com isso, não cumpriu o rito democrático de passar a faixa presidencial a seu sucessor no Palácio do Planalto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.