Descrição de chapéu Governo Lula

Governo Lula critica foto do presidente publicada pela Folha

Secretaria divulgou nota questionando imagem de petista atrás de vidro trincado feita com técnica de múltipla exposição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República emitiu uma nota em que classifica como "lamentável" a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) feita com a técnica de múltipla exposição e que foi publicada pela Folha na quarta-feira (18) e reproduzida na primeira página do jornal impresso nesta quinta (19).

0
Foto feita com técnica de múltipla exposição mostra o presidente Lula e vidro avariado após ataques do dia 8 - Gabriela Biló - 18.jan.2023/Folhapress

"É lamentável que o jornal Folha de S.Paulo tenha produzido e veiculado uma imagem não jornalística sugerindo violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Trata-se de uma montagem, por não retratar nenhum momento que tenha acontecido", afirma o texto.

A técnica da múltipla exposição é um recurso vastamente usado no fotojornalismo e que consiste em sobrepor imagens em um mesmo fotograma, sem edição posterior e feito na própria câmera. O pré-requisito para usá-la é explicar o procedimento para produção da imagem na legenda, o que foi feito pela Folha.

A foto foi tirada em evento de Lula com sindicalistas no Palácio do Planalto na quarta-feira (18) e mostra um dos vidros que foram quebrados durante a invasão e depredação das sedes dos três Poderes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A imagem foi publicada ao lado da manchete do jornal sobre a ampla presença de militares no palácio. O petista já afirmou que acredita que os responsáveis pela segurança do local foram coniventes com a invasão de 8 de janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.