Descrição de chapéu ataque à democracia

Moraes diz que financiadores e instigadores de ataques terroristas serão responsabilizados

Atos realizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (8), causou destruição em diversos prédios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que quem realizou "os desprezíveis ataques terroristas à democracia e às instituições republicanas" será responsabilizado.

Moraes também afirmou que o mesmo acontecerá com os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na ilícita conduta dos atos antidemocráticos".

"O Judiciário não faltará ao Brasil", disse o ministro, em publicação, feita em sua conta oficial do Twitter.

O ministro do Supremo e presidente do TSE (Superior Tribunal Eleitoral), Alexandre de Moraes - Pedro Ladeira - 12.dez.22/Folhapress

Durante os atos golpistas realizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), manifestantes depredaram uma porta onde consta o nome de Moraes no STF.

A foto e vídeos da porta viralizaram entre grupos bolsonaristas nas redes sociais, além de imagens de depredação de outros itens da corte, como um crucifixo, a cadeira da presidente do STF, Rosa Weber, assinada pelo designer Jorge Zalszupin e a escultura "A Justiça", de Alfredo Ceschiatti.

Porta de gabinete do ministro do STF Alexandre de Moraes também foi arrancada por golpistas em Brasília
Porta com o nome do ministro do STF Alexandre de Moraes também foi arrancada por golpistas em Brasília - Reprodução

Moraes, que também é presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), teve atuação intensa durante a campanha eleitoral em defesa das instituições e no combate às fake news.

Ele é relator de inquéritos que atingem o ex-presidente e seus aliados por envolvimento em atos antidemocráticos e disseminação de informações falsas. Moraes já foi alvo de ataques proferidos por Bolsonaro e seus apoiadores.

A presidente do STF disse em nota que o edifício-sede da corte, patrimônio histórico dos brasileiros e da humanidade, "foi severamente destruído por criminosos, vândalos e antidemocratas".

Também afirmou que o tribunal "atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos e que o prédio histórico será reconstruído", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.