Folha estreia colunas e blogs; veja as novidades

Páginas abordam tributação, literatura infantil e autismo a partir deste domingo; grade de Ilustríssima tem alteração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Novos colunistas e blogueiros passam a escrever para a Folha nesta semana. Entre as novidades estão o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que assina textos quinzenais, e páginas que abordarão tributação, literatura infantil e autismo.

Mãe de duas crianças, uma delas autista, a jornalista Johanna Nublat comanda o blog Vidas Atípicas a partir deste domingo (19). A página reunirá entrevistas e troca de conhecimentos sobre transtorno do espectro autista.

"Gostaria que esse espaço estivesse aberto para falar sobre o cotidiano das vidas atípicas, sobre vulnerabilidades, sim, mas também potencialidades das pessoas no espectro autista, e que elas mesmas possam falar sobre esses temas."

O jornalista Glenn Greenwald
O jornalista Glenn Greenwald - Lucas Landau - 30.jul.2019/Reuters

Já o blog Era Outra Vez reestreia após pouco mais de três anos, com textos semanais sobre livros infantojuvenis, resenhas e entrevistas.

O espaço é editado por Bruno Molinero, 32, que atuou na Folha como repórter da Folhinha, editor da coluna Painel das Letras e editor do Guia.

O blog, afirma ele, também será escrito para o leitor da Folhinha. "É dentro do selo ‘Todo Mundo Lê Junto’, para uma leitura mediada."

Assinado pelo repórter de Mercado Eduardo Cucolo, o blog Que Imposto é Esse também estreia neste domingo e terá entrevistas, análises e informações sobre as propostas de reforma tributária do consumo e da renda que tramitam no Congresso, além de outros temas ligados à área tributária, para pessoas do mundo jurídico e leitores em geral.

O governo Lula pretende aprovar neste ano duas propostas. A primeira unifica os principais tributos sobre o consumo, como ICMS e IPI. A segunda muda regras do Imposto de Renda e deve tratar do fim da isenção sobre lucros e dividendos. Mudanças na contribuição patronal para a Previdência também podem ser analisadas.

"É uma mudança que afeta todas as faixas de renda e todos os setores profissionais. Mas a complexidade do nosso sistema tributário torna essa discussão de difícil compreensão, até mesmo para quem trabalha na área", diz o jornalista.

A economista Priscilla Bacalhau e o antropólogo Juliano Spyer passam a assinar artigos de opinião na página A2 e também no site do jornal.

Pesquisadora no FGV/EESP Clear, que auxilia os governos do Brasil e da África lusófona na gestão de políticas públicas, Priscilla Bacalhau pretende abordar a temática da educação, que é sua expertise, e temas sobre políticas públicas.

Juliano Spyer já escreve em Cotidiano desde fevereiro de 2022. Agora, suas colunas passarão a ser publicadas na seção Opinião.

Antropólogo e pesquisador do Cecons/UFRJ, publicou em 2021 o livro "Povo de Deus: Quem São os Evangélicos e Por Que Eles Importam" (Geração Editorial), que foi indicado ao prêmio Jabuti.

Spyer também é criador do Observatório Evangélico, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão ajudar a informar jornalistas sobre assuntos relacionados ao cristianismo evangélico.

Priscilla Bacalhau e Juliano Spyer passam a assinar artigos de opinião na Folha - Arquivo pessoal e Zanone Fraissat 27.out.2021/Folhapress

As mudanças incluem ainda Wilson Gomes, 59, que estreou na Ilustrada, depois de ser colunista da Ilustríssima. Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, e professor titular de teoria da comunicação na UFBA (Universidade Federal da Bahia), ele é um dos coordenadores do Ceadd, o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital, da faculdade de comunicação da UFBA.

Na Ilustríssima, além de Greenwald, a grade de colunistas terá outras alterações. Os textos de Juliana de Albuquerque, hoje às terças no site, passam a ser publicados às quintas. Um deles também sairá mensalmente na edição impressa da Ilustríssima, com estreia em 12 de março. Já os artigos de Jorge Coli, professor titular de história da arte na Unicamp, passam a sair no site do jornal às terças.

Também neste domingo, o Ilustríssima Conversa, podcast de entrevistas com autores de livros de não ficção e intelectuais, faz cinco anos.

Em 2018, a Direção de Redação "queria lançar algum conteúdo nesse formato como uma novidade de aniversário da Folha, que naquela época não tinha nenhum podcast", lembra Uirá Machado, editor da Ilustríssima na ocasião.

Desde a criação, 123 episódios foram publicados, abordando inúmeros temas de relevo da conjuntura brasileira e mundial.

Sérgio Dávila, diretor de Redação do jornal, afirma que "o Ilustríssima Conversa, o nosso primeiro podcast da ‘era moderna’, abriu caminho para uma gama de produtos que levaram a marca Folha a um público que de outra maneira não conheceria o jornal".

Erramos: o texto foi alterado

A coluna de Juliano Spyer já é publicada no impresso, no caderno de Cotidiano, diferentemente do que afirmado em versão anterior. Ela agora passa a circular em Opinião.  Além disso, versão anterior da tabela que acompanha o texto indicou incorretamente a quinta-feira como dia de publicação de Giovana Madalosso no site (o certo é domingo). Também havia erros, na mesma tabela, em relação à colunista Juliana de Albuquerque, que passa a ser publicada às quintas no site (não às terças), aos domingos no impresso (não às quartas) e no caderno Ilustríssima (não Cotidiano).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.