Descrição de chapéu Governo Lula

Lula passa o sábado de Carnaval recluso na base naval de Aratu, na Bahia

Presidente e primeira-dama chegaram à Bahia na noite de sexta (17) e não têm compromissos oficiais programados, segundo Planalto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Em Salvador desde o final da tarde desta sexta-feira (17), onde decidiu passar o período do Carnaval, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tirou o sábado (18) para descansar, sem aparições públicas.

O presidente da República chegou à capital baiana acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia na Bahia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia na Bahia - Arisson Marinho-14.fev.2023/AFP

O destino escolhido pelo casal presidencial foi a praia de Inema, localizada na área militar da base naval de Aratu, a cerca de 40 quilômetros do centro das festividades carnavalescas.

Ao longo do dia, nem Lula nem Janja foram vistos na faixa de areia ou na água.

Segundo a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto, o presidente viajou para Salvador sem o tradicional estafe e não teria programação definida nos quatro dias previstos para permanecer na capital baiana. A previsão é que Lula fique na Bahia até terça-feira (21).

A praia de Inema é a última ao sul da capital baiana, uma enseada dividida em dois lados, um deles privativo para os militares. O outro lado, aberto ao público geral, é São Tomé de Paripe, de onde partem as lanchas para a Ilha de Maré, uma comunidade quilombola que também faz parte de Salvador.

Enquanto São Tomé de Paripe estava lotada de banhistas que aproveitavam o céu limpo, sob um sol de 30ºC na tarde deste sábado, pouco mais de uma dezena de pessoas apareceu para se banhar em Inema. Geralmente, são familiares e convidados dos militares que residem na base naval.

Lula já havia visitado Inema ao longo dos dois primeiros mandatos, com a então primeira-dama, Marisa Letícia —hoje já falecida. Em uma das ocasiões, em 2010, foi flagrado com um isopor na cabeça enquanto deixava a praia.

Além dele, já passaram por Inema os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.