Descrição de chapéu Governo Lula

Lula está com pneumonia e adia viagem à China; médico vê quadro 'superestável'

Presidente iria partir para país asiático na manhã de sábado (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu diagnóstico de pneumonia e, por isso, adiou em um dia a viagem presidencial para a China, que estava prevista para a manhã deste sábado (25).

Ele deve embarcar para Pequim no domingo (26).

Lula passou por exames no hospital Sírio-Libanês de Brasília na noite desta quinta (23), com suspeita da doença --confirmada depois pela Presidência.

Lula durante evento no Recife - Ivaldo Reges-22.mar.23/Photopress/Folhapress

O presidente havia cancelado todas as suas agendas desta sexta (24). No entanto, após descansar pela manhã, decidiu participar de uma reunião com ministros que aconteceria no Palácio do Planalto e passou para o período da tarde, no Alvorada, residência oficial da Presidência.

Teve ainda uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da crise sobre a tramitação de MPs (medidas provisórias).

O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico de Lula, afirmou à Folha que o presidente tem quadro "superestável" e que já vinha sendo medicado, por ter ido ao hospital na noite de quinta.

"Se estiver bem, sim [está mantida a viagem ao domingo]. A programação está mantida", disse Kalil. Mais tarde, o ministro Paulo Pimenta (Comunicação Social) confirmou que o mandatário viaja no domingo.

Lula foi ao hospital após retornar de viagem ao Rio de Janeiro. Apresentava bastante tosse, mal-estar, sintomas gripais e pressão alta.

"O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China", informou o Planalto em nota, nesta sexta.

Lula havia completado uma viagem de dois dias. Na terça-feira (21) esteve na região Nordeste, onde cumpriu agendas na Paraíba e em Pernambuco. Depois, seguiu direto para o Rio de Janeiro, onde visitou no dia seguinte o complexo militar naval de Itaguaí e participou de eventos da área da cultura na região central da capital fluminense.

O ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), que acompanhou Lula em algumas agendas nesta semana, afirmou que o petista "está bem".

"O presidente está bem. Foi um início de pneumonia que está sendo tratada. Ele exagera, né? Porque não é brincadeira. Eu estou cansado e tenho menos idade que ele (...) Tem que ter um pouco de cuidado porque baixa a imunidade. Mas ele está bem, graças a Deus. Está tudo joia, viu?", disse Macêdo em evento no Ministério da Gestão, na manhã desta sexta.

Pelos planos originais, agenda oficial de Lula na China começaria no início da próxima semana.

No entanto, interlocutores de Lula apontam que o evento de segunda-feira (27), em fala como convidado de honra no Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável, seria menos importante e poderia ser adiado para garantir a recuperação do mandatário.

Isso porque na terça-feira (28) já está previsto o encontro com as mais altas autoridades chinesas, entre elas o presidente Xi Jinping.

A agenda desta sexta previa pela manhã uma reunião com vários ministros, além de lideranças do governo no Congresso Nacional.

Participariam, entre outros, o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o titular da Justiça, Flávio Dino; o ministro da Fazenda Fernando Haddad; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o titular da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta; o advogado-geral da União Jorge Messias; e o ministro da Controladoria Geral da União, Vinícius Carvalho.

Alguns ministros chegaram a se reunir pela manhã na Casa Civil, mas sem a participação de Lula. O Palácio do Planalto depois confirmou que a reunião ministerial seria realizada à tarde, no Alvorada, com os mesmos participantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.