Influencer bolsonarista alvo da PF é preso no Paraguai; Eustáquio fica solto

Um dos apoiadores de Bolsonaro que estavam foragidos alegou pedido de refúgio para não ser detido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O influencer bolsonarista Bismark Fugazza foi preso no Paraguai nesta sexta-feira (17) e deve ser expulso do país. O retorno ao Brasil deve ser feito por Foz do Iguaçu (PR). Ele era alvo de mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da Polícia Federal.

O jornalista Oswaldo Eustáquio também foi abordado pela polícia paraguaia, mas alegou ter feito pedido de refúgio, o que inviabilizou sua prisão.

Foragido da Justiça, Oswaldo Eustáquio se encontra com o candidato à presidência paraguaia Santiago Peña
Foragido da Justiça, Oswaldo Eustáquio se encontra com o candidato à Presidência paraguaia Santiago Peña - Reprodução/Instagram OswaldoEustaquio2.0

Os dois apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estavam foragidos desde dezembro, como a Folha revelou, quando Moraes expediu uma ordem de prisão por causa da participação deles nas investidas golpistas após o segundo turno das eleições de 2022.

Eustáquio está na mira dos inquéritos relatados pelo ministro desde os primeiros desdobramentos das apurações dos ataques aos membros do STF e ameaça antidemocráticas.

Ele foi preso pela primeira vez em 2020, por determinação de uma ordem de Moraes nos autos do inquérito dos atos antidemocráticos ocorridos naquele ano, mas foi colocado em prisão domiciliar pelo ministro.

O apoiador de Bolsonaro voltou a ser alvo de pedido de prisão, revogado depois, em setembro de 2021, devido à participação nos atos golpistas do 7 de Setembro daquele ano.

Eustáquio e Bismarck participaram da escalada golpista após a derrota de Bolsonaro para Lula (PT) que desaguou nos ataques aos prédios do três Poderes em 8 de janeiro deste ano.

Os dois estiveram, por exemplo, na audiência em uma comissão do Senado na qual fizeram ataques ao processo eleitoral e ao Supremo, realizada em novembro de 2022. Eles pediram a prisão ou impeachment de Moraes.

"A gente está junto com o povo na rua há mais de 30 dias. Há 30 dias, junto com o povo. Eu saí de Itajaí, Santa Catarina, e estou aqui em Brasília, desde o dia 3. Tenho andado até com o Oswaldo Eustáquio, que também sofreu censura, hoje está na cadeira de rodas, até por consequência disso", afirmou Bismark na audiência.

Ainda em sua fala, o bolsonarista afirmou que a "tirania do Judiciário" está com os dias contados no Brasil e fez uma ameaça sobre a posse de Lula. "O ladrão não sobe a rampa", disse.

O influenciador digital também acompanhou o protesto que um grupo fez próximo ao hotel onde Lula está hospedado. Xingamentos contra o petista e contra ministros do STF foram proferidos.

Eustáquio, por sua vez, participou do acampamento no QG do Exército e de atos de bolsonaristas após a derrota, um deles em frente ao hotel onde Lula ficou hospedado durante a transição de governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.