Descrição de chapéu Folhajus

USP promove seminário sobre democracia e plataformas digitais

Evento acontece nesta sexta-feira (31) e contará com a participação do ministro Alexandre de Moraes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Faculdade de Direito da USP promove nesta sexta-feira (31) uma série de debates para discutir democracia e plataformas digitais. O seminário, que acontecerá no auditório Rubino de Oliveira das 9h às 19h30, será também transmitido pelo canal da faculdade no YouTube.

O seminário será dividido em cinco painéis.

Relógio da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), no Largo São Francisco - Eduardo Knapp - 20.jan.22/Folhapress

Na abertura, será debatida liberdade de expressão, limites e alternativas em tempos de pós-verdade. Participam da mesa Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa Liberatore Bechara, diretores da Faculdade de Direito da USP; Eugênio Bucci, docente da ECA-USP; e o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

"Os representantes da faculdade têm desempenhado esforços e promovido ações para combater a desinformação, como a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros e o Ato em Repúdio aos ataques de 8 de janeiro contra os prédios dos Três Poderes", diz em nota a faculdade.

A partir das 11h, haverá a mesa sobre "Fake news, news e contra-fakes", que contará com a jornalista da Folha Patrícia Campos Mello, o também jornalista Pedro Doria, Estela Aranha, assessora especial do gabinete do ministro de Justiça e Segurança Pública, e Pablo Ortellado, docente da EACH-USP.

"Moderação de Conteúdo: regulação, desregulação ou autorregulação das redes" será o tema do painel das 14h. A mesa será composta por Floriano de Azevedo Marques Neto, professor e ex-diretor da Faculdade de Direito; Ricardo Campos, do Legal Grounds Institute; Laura Schertel Mendes, do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público); e Mônica Steffen Guise, da Meta.

A quarta mesa discutirá "Direcionamento, remuneração de conteúdo e mensageria privada", às 16h, com a participação de Juliano Maranhão, docente da FD-USP; Alanna Rizzo, do YouTube; Fernando Gallo, do TikTok; e Dario Durigan, do WhatsApp.

Para finalizar, às 18h, ocorrerá o painel "O papel das redes: espaço democrático ou antidemocrático", que será composto pelos docentes Floriano Marques e Maria Paula Dallari Bucci; Alexandre Freire, da Anatel, e pelo deputado Orlando Silva (PC do B-SP), que é o relator do projeto de lei 2630, que prevê a regulamentação da internet.


Onde: Largo de São Francisco, 95, centro, auditório Rubino de Oliveira
Quando: sexta, 31/3
Horário: das 9h às 19h30
Haverá transmissão pelo canal do YouTube da FDUSP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.