Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2010 - 21h05

Militante histórica do PT chama Lula de "caudilho" e deixa partido em MG

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Militante histórica do PT de Minas e primeiro petista a disputar o governo mineiro, em 1982, a ex-deputada federal Sandra Starling se desfiliou ontem do partido contrariada com o PT nacional e com o presidente Lula, a quem chama de "caudilho".

Após 32 anos de militância partidária, Starling, 66, não aceita a imposição do PT nacional ao diretório mineiro do partido, que não poderá lançar o ex-prefeito Fernando Pimentel para o governo de Minas e terá que se coligar com o PMDB do senador Hélio Costa, em nome da aliança pró-Dilma Rousseff.

Na tarde de ontem, logo após comunicar sua desfiliação ao juiz eleitoral de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte --documento que encaminharia também ao PT do município--, ela falou à Folha.

"É lamentável que o PT acabe refém de uma pessoa, que é o Lula. [Ele] Tem os seus méritos, mas todo mundo tem algum mérito; virou caudilho no partido, manda, desmanda, decide, todo mundo obedece. Não dá!"

Advogada e cientista política, Starling disse que Lula assinou o mesmo manifesto que ela na fundação do PT e que por isso ele "sabe as regras do jogo: de baixo para cima, um partido onde o trabalhador tem vez e voz".

Starling, que foi secretária-executiva do Ministério do Trabalho na primeira gestão Lula, declarou: "Agora, que negócio é esse? Ninguém tem vez e voz? Estou fora".

Ela disse que participou das prévias do PT entre Pimentel e o ex-ministro Patrus Ananias porque acreditou que era um jogo sério e por acreditar na vitória. "Minas merece coisa melhor do que Hélio Costa e [o governador Antonio] Anastasia [PSDB]".

Starling sai do partido achando que o PT-MG deveria resistir, a exemplo do que faz o PT do Maranhão pelos mesmos propósitos.

"O PT de Minas tem pessoas e figuras importantes que poderiam ter se unido para fazer uma resistência. Não é possível que essas coisas passem assim sem que ninguém proteste", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página