Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2010 - 17h14

Índios liberam acesso à balsa que liga o Paraná ao Paraguai

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O acesso à balsa que liga o Brasil ao Paraguai e também a Ponte Ayrton Senna está liberada, locais interditados durante protesto realizado na manhã de hoje (21) por índios da reserva Tekoá Marangatu, que habitam área próxima à divisa do Paraná com o Paraguai.

Um grande congestionamento se formou nos dois lados do Rio Paraná, tanto na balsa no Porto Sete Quedas, quanto no posto da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com a Polícia Federal, que foi acionada para intervir, o protesto foi pacífico e motivado pela falta de assistência de alguns órgãos públicos que haviam se comprometido a prestar auxílio e melhorar as condições de vida nas aldeias onde vivem cerca de 100 famílias.

A assessoria da PF lembrou que recentemente houve movimento semelhante, que resultou em um acordo dos indígenas com a Prefeitura Municipal de Guaíra que se comprometeu a atender as reivindicações dos indígenas.

Hoje, com a presença de representante do Ministério Público Federal, do prefeito e de outras autoridades, foi ratificado o atendimento às reivindicações, o que levou à liberação dos dois locais. Os indígenas querem que a via de acesso à reserva seja asfaltada, alegando que a estrada é precária. Eles também querem a criação de mais escolas e posto de saúde.

Outros órgãos envolvidos na queixa dos Tekoá Marangatu são a Funasa (Fundação Nacional de Saúda), Hidrelétrica de Itaipu e Funai (Fundação Nacional do Índio).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página