Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2010 - 11h29

Polícia Militar retira indígenas da frente do Congresso e prende quatro

Publicidade

DE BRASÍLIA

Após seis meses de ocupação, a Polícia Militar retirou neste sábado cerca de cem indígenas que estavam no gramado em frente ao Congresso Nacional em protesto à Funai. Na operação, a polícia prendeu quatro pessoas.

Segundo o coronel Carlos Alberto Teixeira, responsável pela operação, a Polícia Militar não tinha uma mandado judicial para desocupar a área. "Não tivemos uma decisão judicial porque não foi necessário. Houve um pedido da União para que o governo do Distrito Federal retirasse os indígenas, porque é uma área pública", afirmou.

Na operação, as barracas foram apreendidas pela polícia e só serão devolvidas após a identificação dos indígenas. Segundo o coronel, as cem pessoas foram encaminhas para a Funai, que providenciará hospedagem aos indígenas até a situação ser definida.

Os indígenas ocupavam a área desde o início do ano, após protestaram contra medidas administrativas tomadas pela Funai. A operação da Polícia Militar começou às 5h. A polícia não informou quantos agentes participaram da ação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página