Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2010 - 00h45

Dilma promete a prefeitos rede de creches e escolas técnicas pelo país

Publicidade

DIMITRI DO VALE
DE CURITIBA

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, prometeu nesta quarta-feira à noite em Curitiba construir 6 mil creches no país e abrir escolas técnicas em todos os municípios brasileiros com mais de 40 mil habitantes.

Em encontro com prefeitos do Paraná organizado pela coligação que reúne no Estado o PT, PMDB e o PDT, partido do candidato ao governo, o senador Osmar Dias, Dilma afirmou que investir nas escolas e creches é "atacar a desigualdade na raiz". De acordo com a assessoria de Dilma, 240 prefeitos estiveram presentes (o Paraná tem 399 municípios).

"Temos de interiorizar a educação brasileira", disse a candidata. Sobre o tema, a petista acusou os adversários tucanos de prejudicar a instalação de escolas técnicas pelo país.

"Fizeram uma lei perversa em 1998 contra os prefeitos dos pequenos e médios municípios. Qual era essa política? O governo federal não podia construir escolas técnicas se os municípios não arcassem com todo o custeio."

Segundo Dilma, essa política já foi mudada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deve ter continuidade no eventual mandato dela. "Nosso país cada vez mais vai ter uma necessidade imensa de mão de obra qualificada."

As críticas continuaram quando Dilma comparou as administrações de Lula com as duas gestões do antecessor, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). "Vemos em período eleitoral as pessoas se comprometendo com várias promessas que não realizaram. Porque quando eles puderam muito, quando estavam no governo, fizeram pouco. Nós, não.'

"Nós saímos de um momento de estagnação. Esse era o Brasil de 2002, de desemprego e desigualdade, [e] entramos num outro período. (...) Nós criamos o maior mercado interno dos últimos tempos entre os países emergentes. Hoje as pessoas podem ter acesso a bens que jamais tiveram."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página