Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 16h45

Dilma espera conclusão rápida sobre caso EJ e diz que acusações são infundadas

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira esperar que seja concluída "o mais rápido possível" a investigação sobre o suposto envolvimento da servidora da Receita Federal, Antonia Silva, no vazamento do sigilo do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge.

Dilma disse, durante sabatina do portal R7, que as acusações de que o PT teria ligações com o caso são acusações infundadas para prejudicá-la no debate eleitoral.

"É muito estranho atribuir um vazamento na Receita à minha campanha. Se tivesse isso claro, não estavam investigando. Não há provação, há ilações, acusações infundadas. Recentemente a diretoria da Petrobras teve seus dados fiscais vazados e nem por isso dissemos que foi a oposição", afirmou.

Segundo Dilma, vazamento de sigilo já atingiu o governo. "Dados vazam de CPI, da Justiça. Vejo uma tentativa de usar isso contra mim no processo eleitoral sem prova, sem dados. Quanto mais rápido investigado melhor porque não fica esse jogo de ilações, pseudoprovas. As pessoas esquecem do que aconteceu ontem que diante da CPI da Petrobras [no Senado], o sigilo da diretoria da Petrobras foi quebrado."

A Delegacia Sindical de Santo André e São Bernardo do Campo informou ontem que a analista tributária é investigada pela Receita Federal por suposto acesso ilegal aos dados do Imposto de Renda do tucano.

De acordo com portaria publicada pelo "Diário Oficial da União", Antonia Aparecida foi exonerada do cargo em comissão de agente da receita em Mauá, na Grande São Paulo, em 8 de julho, uma semana após o início da investigação formal da Receita, a partir de reportagem publicada pela Folha.

Segundo revelou a reportagem, os dados de EJ foram incluídos em um dossiê montado pelo chamado grupo de inteligência que atuou na pré-campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

OUTRO LADO

O Sindireceita (sindicato que representa os analistas tributários da Receita Federal) informou que a servidora disse "desconhecer" a acusação.

"Antonia negou [que tenha acessado sem aparente motivo a declaração de EJ], disse desconhecer isso. Ela confirmou que recebeu uma notificação recentemente [da Corregedoria da Receita Federal] avisando sobre um processo administrativo aberto contra ela", disse Helio Bernardes, presidente em exercício do Sindireceita.

"Ela está muito tranquila", afirmou o sindicalista. "Acho que Antonia é um boi de piranha nessa história toda. Por que só o nome dela apareceu se houve outros acessos à declaração de Imposto de Renda de Eduardo Jorge nas investigações que ainda não foram encerradas? O que se sabe é que houve outros acessos motivados feito por outros servidores. Mas quem garante que o vazamento de informações do Imposto de Renda do contribuinte não foi feito por meio de um desses acessos motivados?", questionou Bernardes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página