Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2010 - 08h13

Mercadante promete duplicar estrada e melhorar trens

Publicidade

FERNANDO GALLO
DE SÃO PAULO
LUIZA BANDEIRA
ENVIADA ESPECIAL A JACAREÍ

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, iniciou ontem sua campanha em Osasco, na Grande São Paulo, tradicional reduto petista, com diversas promessas. Disse que vai duplicar a rodovia dos Tamoios, reduzir o preço dos pedágios e utilizar tecnologia para que os usuários paguem, nas estradas, só os quilômetros rodados.

Afirmou também que dará, em dois anos, a mesma qualidade do metrô aos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Mercadante disse ainda que criará um batalhão especial da Polícia Militar apenas para proteger crianças e jovens das drogas nas escolas.

Apesar de criticar a "privatização" das ferrovias paulistas, o candidato prometeu fazer uma parceria com o setor privado na área de saúde "para colocar na rede pública os equipamentos disponíveis", mas não explicou como isso funcionaria. Mercadante afirmou também que acabará com a aprovação automática e colocará internet de banda larga nas escolas paulistas.

Em Jacareí, no interior do Estado, voltou a falar da duplicação da rodovia dos Tamoios (SP-99) -que liga São José dos Campos a Caraguatatuba. Contudo, segundo especialistas, isso demandaria uma análise do impacto ambiental e das alterações no traçado atual da via.

Eduardo Hipólito Rego, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, diz que a duplicação já foi proposta pelo ex-governador José Serra e foi paralisada porque "era muito agressiva" ao ambiente. O engenheiro civil Ronaldo Garcia considera a promessa factível, mas diz que precisaria de melhorias técnicas no traçado original.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página