Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2010 - 16h22

Após polêmica, presidente do TJ-RJ é substituído por deputado em vídeo de campanha

Publicidade

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

A campanha do advogado Sérgio Zveiter (PDT), candidato a deputado federal pelo Rio, substituiu o depoimento do irmão, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, por uma fala do deputado estadual Wagner Montes (PDT), candidato à reeleição.

A mudança foi provocada por reportagem da Folha revelando a participação do magistrado na propaganda do irmão. A prátiva é vetada pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

Após a divulgação do caso, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) anunciou que vai apurar o ocorrido. A pena máxima para o magistrado que participa de atividade político-partidária é a aposentadoria compulsória.

No vídeo, parte da participação de Zveiter é substituída pelo deputado Wagner Montes. Ele, porém, aparece apenas uma vez --o presidente do TJ-RJ aparecia três vezes. Parte da fala do magistrado foi assumida pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), que também participa da peça.

Além da retirada de Zveiter da propaganda, a campanha retirou o termo "ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça" sob o nome de Waldemar Zveiter, pai do candidato. A Lei da Magistratura não fala sobre a participação de magistrados aposentados.

Luiz Zveiter afirmou que deu o depoimento "como irmão" e que não via a atitude como contrária à lei. Além da apuração disciplinar do CNJ, a Procuradoria Regional da República vai analisar eventual propaganda ilegal cometida pela campanha de Sérgio Zveiter.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página