Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2010 - 21h09

PT-BA nega que Zé Dirceu tenha criticado 'excesso de liberdade e direito de expressão'

Publicidade

MATHEUS MAGENTA
DE SALVADOR

O PT da Bahia divulgou uma nota ontem sobre palestra dada pelo ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), na noite de segunda-feira, em Salvador, na qual o petista fala em "excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa". Depois, o partido recuou do teor da nota.

O presidente do PT baiano, Jonas Paulo, atribuiu a frase a um "equívoco da assessoria de imprensa do partido" e disse que o ministro recriminou o erro no texto.

Na nota, Dirceu critica "articulistas da Globo", sem citar nomes, e diz que o problema do Brasil é o "monopólio das grandes mídias, excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa".

A íntegra da frase divulgada pela assessoria do PT foi: "O primeiro ano do governo da Dilma certamente será marcado pela política. Todos os articulistas na Globo batem na mesma tecla. O problema do Brasil é o monopólio das grandes mídias, excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa. A imprensa já disputa até a constituição do governo".

A afirmação, depois negada, foi feita, ainda segundo a nota da assessoria de imprensa do PT-Bahia, durante uma palestra no comitê dos petroleiros a militantes e lideranças do partido.
"Pelo contrário, ele criticou alguém da plateia que falou em excesso. Ele disse que quem lutou contra a ditadura não pode falar em excesso de liberdade de imprensa", retrucou Paulo, que confirmou o restante da nota.

A reportagem entrou em contato por telefone com o ex-ministro, mas a assessoria de imprensa dele informou que o petista estava numa reunião e não poderia atender a ligação. O assessor disse que não estava no evento em Salvador.

Segundo o texto divulgado pelo PT baiano, Dirceu falou também de assuntos como a sua trajetória política, o processo eleitoral e os "horizontes políticos que se anunciam com a eleição de Dilma".

Dirceu discursou também, ainda de acordo com o texto, sobre a necessidade de uma reforma política e defendeu o "financiamento público de campanha, fidelidade partidária, voto em lista e cláusulas de barreira e fortalecimento dos partidos".

Sobre Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, o ex-ministro falou que a possível eleição dela "tem uma representatividade ainda maior do que foi a de Lula, pois Dilma representa a expressão exata da força do nosso projeto".

Por volta de 20h30, o PT baiano enviou uma nova nota, por e-mail, em que rebate a informação de que Dirceu criticou os peemedebistas José Sarney e Renan Calheiros, como publicou hoje o jornal baiano "A Tarde".

"Este foi outro equívoco. Ele lembrou que em 2006 ganhamos a eleição porque puxamos o PL e o José Alencar para a vice. Agora fizemos o mesmo com o PMDB. A oposição quer desestabilizar essa aliança. Será que vocês acreditam que eles são éticos? Zé Dirceu referia-se ao DEM e ao PSDB, e não aos nossos aliados', disse dirigente do PT da Bahia na nota.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página