Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2010 - 21h23

Após pedido de governador, marcha contra a pedofilia é dispersada em Manaus

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Professores, estudantes e funcionários da Universidade Federal do Amazonas fizeram uma marcha contra a pedofilia, na manhã de hoje, no centro de Manaus.

No ato, cerca de 150 manifestantes protestaram contra prisões determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral sob suspeitas de crime de injúria eleitoral.

No final do ato, policiais federais abordaram os manifestantes e ordenaram que o protesto fosse suspenso por ordem da Justiça. Ninguém foi preso.

PF apreende panfletos contra pedofilia por injúria eleitoral ao governador do AM
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O candidato à reeleição, governador Omar Aziz (PMN), havia protestado junto ao TRE argumentando que a campanha contra a pedofilia no Estado tenta atingir sua candidatura.

Uma liminar desta semana proibiu que a campanha de Alfredo Nascimento (PR) associe em propagandas o crime de pedofilia ao governador.

Aziz foi investigado na CPI da Exploração Sexual do Congresso, em 2004. O nome dele acabou retirado do relatório final da comissão.

Desde o início da campanha eleitoral, três pessoas foram detidas porque portavam adesivos, folhetos e camisetas com as frases "Diga não à pedofilia" ou "Eu sou contra a pedofilia, e você?".

"Se o TRE tiver bom senso não confundiria o movimento político nacional de combate à pedofilia com movimento partidário. Isso [as prisões] são truculências que acabam revoltando o povo", disse a professora Arminda Mourão, da Faculdade de Educação.

A ordem de acabar com a manifestação foi do juiz Marcos Maciel. Ele não foi localizado pela Folha.

O juiz que coordena a comissão da propaganda eleitoral, Carlos Zamith, disse que o ato foi dispersado porque uma liminar do juiz Dimis da Costa Braga proíbe que o nome do governador seja vinculado aos crimes de exploração sexual de menores.

Segundo a universidade, Manaus é um das capitais com maiores índices de crimes de exploração sexual contra menores do país. Os conselhos tutelares chegam a registrar 36 ocorrências por dia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página