Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 20h10

Tarso Genro é eleito governador do Rio Grande do Sul

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com 93,6% das urnas apuradas, o ex-ministro Tarso Genro, do PT, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 54,2% dos votos computados.

TV Folha faz cobertura ao vivo da eleição
Veja galeria de fotos da votação
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Jefferson Bernardes/AFP
Com 46% das urnas apuradas, o ex-ministro Tarso Genro, do PT, deve ser eleito governador do RS no primeiro turno
Com 93,6% das urnas apuradas, o ex-ministro Tarso Genro, do PT, é eleito governador do RS no primeiro turno

O ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, do PMDB, chegou à marca de 24,8% e Yeda Crusius, do PSDB, registrou 18,4%.

Dilma Rousseff (PT) lidera a preferência à Presidência no Rio Grande do Sul com 46,5% dos votos, enquanto José Serra (PSDB) está com 40,83%, e Marina Silva (PV), 11,47%.

BIOGRAFIA

Tarso nasceu em São Borja (RS), em 1947. É casado com a médica Sandra Genro, com quem tem duas filhas: Luciana, deputada federal, e a médica Vanessa, e um neto, Fernando, filho de Luciana. Em 1969, com 21 anos, Tarso foi eleito vereador em Santa Maria pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

Após a redemocratização, ingressou no PT e, em 1986, foi eleito deputado federal constituinte pelo PT. Tarso foi vice-prefeito de Porto Alegre de 1989 a 1992. Foi prefeito da capital gaúcha em duas gestões, entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2002.

Foi candidato da Frente Popular ao governo do estado por duas vezes: em 1990 e em 2006, quando alcançou 48% da votação no segundo turno eleitoral. Exerceu, também, a função de presidente nacional do PT.

Tarso participou das duas gestões do presidente Lula, ocupando, quando se desincompatibilizou do Executivo federal, o Ministério da Justiça. Já havia exercido as funções de ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ministro da Educação e ministro da Articulação Política. Tem vários livros editados na área de Direito, Política e Literatura.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página